19 outubro 2015

Panquecas (CONDI) com leite de coco e doce de abacaxi (com pectina CONDI)

A Condi propôs-me novo desafio, e entre panquecas e pectina saiu a minha ideia de um lanche ou pequeno-almoço bem simpático, aliás, muito simpático. As panquecas estão preparadas para nos facilitar, basta adicionar ovo, óleo e leite. Nesta minha receita de panquecas, sugiro não se adicionar óleo, e usarem uma boa frigideira anti-aderente e untada levemente com óleo, e para contrariar o vulgar leite, decidi torná-las mais exóticas e adicionar leite de coco, que fez "pendant" com o doce de abacaxi feito num piscar de olhos com a ajuda da pectina. A pectina ajuda-nos a engrossar rapidamente os doces feitos com frutas que não contenham muita pectina naturalmente, como é o caso do abacaxi.
Obrigada Condi!

Ingredientes: 
Doce de abacaxi:
- 500g de abacaxi (pesado já sem casca)
- 250g de açúcar refinado
- 1/2 saqueta de 25g de pectina Condi
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis

Panquecas:
- 1 saqueta de preparado para panquecas Condi (200g)
- 150ml de leite de coco
- 1 ovo tamnho XL
- óleo q.b. para untar 

Para acompanhar:
- rodelas de banana
- iogurte grego natural ou açucarado

Preparação:
Numa panela colocar o abacaxi cortado aos pedaços bem pequenos e picados com a faca. Juntar o açúcar e deixar alguns minutos a macerar para este ir dissolvendo. Juntar o pau de canela, a estrela de anis e a pectina. Levar ao lume brando e quando levantar fervura deixar cerca de 3 minutos a ferver. Deixar arrefecer um pouco e colocar de imediato o doce em frascos esterilizados até ficarem bem cheios. Tapar e virar ao contrário uns minutos para criar o vácuo natural. 

Misturar o conteúdo da saqueta de panquecas com o ovo e o leite de coco. Bater com a batedeira ou à mão com uma vara de arames, até ficar uma mistura bem homogénea. Aquecer uma frigideira pequena anti-aderente e untar com óleo, retirando o excesso com papel absorvente. Verter pequenas quantidades de massa na frigideira, e assim que começar a fazer pequenas bolhas e estar dourada por baixo, virar e cozinhar do outro lado. Repetir até a massa terminar. Se necessário untar novamente a frigideira. Para umas panquecas mais redondinhas e perfeitas, usar um aro de cozinha também untado em cima da frigideira e verter a massa no meio.

Servir as panquecas com o doce de abacaxi, iogurte grego e bananas. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Estou neste momento a comer panquecas, mas as minhas são proteicas! Que até são bastante boas, mas não me importava nada de trocar por essas!n! ;-) A pectina não só dá aquela consistencia, como também acelera o processo! É, sem duvida, um produto que nos facilita a vida! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha! E gostas de comer as panquecas como? Eu descobri que a combinação com o doce, o iogurte grego e fruta combina muito bem, ou então simples com um fio de mel. bjs e boa semana.

      Eliminar
  2. Hum! Sem dúvida um pequeno-almoço delicioso :)

    Beijinhos
    Ana Costa || <a href="http://petiscana.blogspot.pt>Petiscana</a>

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que ir variando. Se bem que eu sou viciada no pão com manteiga e meia de leite, mas gosto volta e meia trocar as minhas próprias voltas ;). beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Maravilha de panquecas, mesmo apetitosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam gulosas, e uns dias depois voltei a fazer ;)

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...