terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pudins de requeijão, mel e nozes

Este fim de semana foi muito caseiro, e a verdade é que me soube bem. Cozinhei muito, mais do que devia, e fui enchendo o frigorífico de sobras que gosto sempre de consumir rapidamente. Foi também altura de olhar para os ingredientes que havia no frigorífico e na despensa, uns com validade apertada e outros frescos a precisarem de serem consumidos rapidamente. O requeijão a terminar o prazo foi o mote perfeito para fazer a sobremesa. Havia mel, uma mão cheia de nozes e restavam dois ovos no frigorífico. Rapidamente preparei uns pudins com aquele sabor típico desta combinação, requeijão, mel e nozes. Melhor é impossível.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 requeijão
- 1 mão cheia de miolo de noz triturado no robot de cozinha
- 4 colheres de sopa de mel
- 2 ovos tamanho M
- 1 pitada de canela em pó
- 100ml de leite
- manteiga para untar as taças (opcional)

Preparação:
Nunca taça grande, colocar o requeijão e esmagar bem com o garfo. Adicionar a noz, o mel, os ovos, a canela e o leite, e ir mexendo com a vara de arames entre a adição de cada ingrediente, para ficar tudo bem envolvido.

Untar com manteiga (não é necessário muita) 4 taças individuais que possam ir ao forno.

Dividir o preparado pelas 4 taças e levar ao forno pré-aquecido a 170º, aproximadamente 25 a 30 minutos. Deixar arrefecer e servir. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Tenho ali um queijinho fresco a passar o prazo, não é a mesma coisa mas vai servir! Farei ainda hoje, até porque esses pudins são muito mais saudáveis do que os que levam açúcar ou leite condensado! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então boa sorte, espero que corra bem, ou tenha corrido. Depois conta-me tudo. Já te tinha respondido e agora percebi que o comentário não apareceu, estranho. Beijinhos

      Eliminar
  2. O requeijão no meu frigorífico fica sempre até à ultima na validade, e às vezes não sei o que fazer, e a escolha recai sempre em bolos...mas estes pudins tem tão bom aspecto! Levo comigo a receita! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei dois duma vez e depois o segundo foi ficando, ficando, ficando... Mas lá andei a fazer a ronda aos prazos e no fim de semana livrei-me de tudo. Um beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Nunca fiz pudins com requiejão, parecem me bem deliciosos
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fiz algumas vezes de outras maneiras. Desta vez quis arriscar e juntei mel e nozes. Eu gostei, é uma sobremesa bem simpática e rápida, de fazer e comer ;). Bjs

      Eliminar
  4. Gostei muito do aspecto, nunca usei requeijão em doces mas esta parece-me uma óptima sugestão, bem gulosa.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo usar em bolos também e gosto muito. Os bolinhos ficam mais húmidos como gostamos muito cá em casa. Em pudins acho muito interessante. Gostei desta combinação com o mel e as nozes, sempre fica um pouco mais saudável com o mel. E hoje que se fala tanto em saúde, veio mesmo a calhar. bjs

      Eliminar
  5. Ai que bom!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar