16 outubro 2015

Focaccia de tomate seco e alecrim (com a Fermipan para o dia mundial do pão)

Em casa onde não há pão, todos reclamam e ninguém tem razão. Foi com esta frase que cresci, ouvindo vezes sem conta a minha mãe dizê-la. Hoje percebo bem o que isto significa e como as palavras têm tanto poder. Por isso é sempre melhor pensar antes de falar, e de falar antes de agir.
Toda esta conversa à volta do pão para assinalar este Dia Mundial do Pão, que hoje se celebra. Todos já sabemos a preciosidade que é termos pão na mesa, daí achar que este dia merece ser comemorado com respeito e grande simbolismo como o rei de todos os alimentos.
Fermipan desafiou-me mais uma vez (obrigada Maria!) e eu lá pus as mãos na massa, coisa que adoro fazer, seja ela qual for, desde que haja paciência na espera, o resultado final é sempre bom. Todo o pão à volta do mundo é especial, por isso hoje saí uma focaccia do forno feita com a receita base habitual de pão que faço vezes sem conta.



Ingredientes:
Para a massa do pão:
- 500g de farinha de trigo Tipo 65
- 1 colher rasa de chá de sal fino
- 300 ml de água morna
- 1 saqueta de fermento padeiro seco Fermipan
Para aromatizar a massa do pão:
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal grosso q.b.
- 1 pezinho de alecrim
- 3 tomates secos picados grosseiramente 

Preparação:
Numa taça grande ou num alguidar, (ou diretamente na bancada da cozinha), juntar a farinha, o sal e mexer. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Com a ajuda de um garfo ir mexendo o fermento enquanto se adiciona a água aos poucos, ir puxando a farinha dos lados para se ir dissolvendo na água (se adicionarem água a mais dos 300ml poderá sempre ser compensada com farinha ou vice-versa, pois tudo depende dos medidores que usam e até da própria farinha, nada como sentir a massa com as mãos e ver o que ela precisa). Assim que o garfo criar resistência, está na hora de colocar a massa na bancada da cozinha já polvilhada com um pouco de farinha (não é necessário muita). Eu fiz tudo dentro do alguidar e assim não sujei a bancada, nem precisei juntar mais farinha à massa nesta fase.

Amassar à mão cerca de 5 minutos, até a massa despegar-se das mãos, ficar homogénea, elástica e formar uma bola. Untar o alguidar com um pouco de azeite, não é necessário muito, apenas o suficiente para a massa descolar melhor do alguidar depois de levedar, ou apenas um pouco de farinha que foi o que usei desta vez. Tapar o alguidar com um pano e deixar levedar em local quente, aproximadamente 2 horas, ou até dobrar de volume.

Depois da massa levedada, retirar o ar, amassando apenas alguns segundos. Dividir a massa em 2 partes e estende-la na bancada da cozinha polvilhada com um pouco de farinha, em dois rectângulos que caibam no tabuleiro. 
Forrar um tabuleiro com papel vegetal que fique de fora do tabuleiro, para depois ser mais fácil desenformar puxando o papel. Colocar uma das partes no tabuleiro e polvilhar com algum tomate e um fio de azeite. Por cima a restante massa. Pressionar bem para unir a massa e não separar-se depois de cozida. Por cima fazer covinhas com a ponta dos dedos e em cada cova colocar um pouco de tomate e alecrim. Regar com o restante azeite e polvilhar com sal grosso.

Deixar a levedar uma segunda vez, cerca de 30 minutos.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 a 40 minutos. Deixar arrefecer um pouco antes de fatiar. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Merhabalar, çok leziz ve iştah açıcı görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Olá , parece muito saboroso e apetitoso. Distribua a sua saúde.
      Saudações.)

      Bem, isto é o que diz o google tradutor. A ser verdade agradeço o seu comentário e tudo de bom para si.

      Eliminar
  2. Adoro focaccia e esta com tomate ficou maravilhosa
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São. também já fui espreitar o teu pão hoje. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Obrigada Luísa. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Linda! O que me agrada nas focaccias é que as receitas, regra geral, são muito simples e descomplicadas! Adoro pão! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não tem nada que saber. Eu e o pão somos grandes amigos eheheh. beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Nunca fiz focaccia, mas a vontade ainda é maior ao ver este belo resultado!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que saber. Pelo menos a receita de pão que fiz. O pior é a espera de levedar, moldar, voltar a levedar, forno e arrefecer antes de cortar... Mas vale sempre a pena esperar. bom fim de semana!

      Eliminar
  6. Adoro focaccia e esta ficou linda!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! ( e boa sorte, penso que te vi algures numa foto no concurso MP;) )

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...