29 maio 2015

Arroz doce de baunilha

Lá em casa já cheira a férias. Já se fazem planos, marcam-se hotéis e planeia-se muitas saídas de um dia inteiro. O "piolho encardido" já sonha com os 3 meses de férias, e tão bem merecidos, depois de um ano letivo cheio de trabalho. Apesar de ser um pirata, é com alegria que vamos sabendo do resultado do seu esforço tão positivo e que nos deixa tão cheios de orgulho, tão grande que nem cabe dentro de nós. Enfim, são as coisas boas da vida que nos fazem levantar da cama.
A receita de hoje é um arroz doce tão simples quanto bom, tão branco como eu gosto.


27 maio 2015

Gelado doce de leite com pedacinhos de bolacha

Lá por casa já me tinham pedido para fazer um gelado. O pai queria de café, o filho queria de baunilha, e eu queria experimentar o gelado doce de leite que já tinha até visto a Filipa Gomes fazer um. Já podem ver a quem fiz a vontade. A mim pois claro! Não houve amuos, nem reclamações e deixei no ar a promessa de lhes fazer a vontade em breve. 
Fazer gelados em casa não é mais económico que comprar no supermercado. Antes pelo contrário. Mas o prazer de podermos comer um gelado saído das nossas mãos e ao nosso gosto, é muito maior. Não vale sequer a pena ter uma máquina de fazer gelados em casa, pois desde que uso claras em castelo nos gelados não há cristais de gelo que se atrevam a "viver" no meu gelado.


26 maio 2015

Açorda de bacalhau e coentros

Depois de uns dias adoentada, volto às receitas. Desta vez com uma açorda. Quem diria que um dia eu iria gostar de açordas. Pois é... Em pequena não gostava mesmo nada, mas a idade apura-nos o gosto e não só. A idade dá-nos estrutura e capacidade para gostarmos de coisas que não gostávamos antes. A açorda também não reúne consenso entre as pessoas. Ou se adora, ou se odeia.

19 maio 2015

Salada de atum, grão e pimentos com azeite de manjericão

Na minha cozinha não há regras muito rígidas em cada estação do ano. Há sempre saladas durante o inverno e se me apetecer uma feijoada no verão, também a faço. Mas quando chegam estes dias bons e solarengos, que ansiámos o inverno inteiro, apetece-me aproveitá-los ao máximo, antes que se acabem.  As saladas fazem-se num ápice, dão um colorido bom à mesa e para estes dias são perfeitas. Mais uma receita a quatro mãos, com a ajuda do meu "ratatui".


18 maio 2015

Mini espetadas de camarão em marinada especial

Ainda continuo na "terapia" para aprender a partilhar a minha cozinha. E palavra de honra que tenho me portado bem. Prova disso são estes camarões que alegraram o nosso jantar de sábado em jeito de entrada com uma pequena salada, antes de irmos a correr aproveitar a noite e a entrada livre nos Museus.
O "piolho encardido" foi para a cozinha outra vez e participou entusiasmado como sempre e como um verdadeiro ajudante. Está contratado!


15 maio 2015

Pataniscas de atum

Quando fiz estas pataniscas há uns dias, não fazia a mínima ideia que as iria fazer. Sem nada descongelado para o jantar, sem nenhuma ideia na cabeça, mas com muita vontade de fazer uma comida de conforto, daquelas que nos abraçam bem apertado. Olhei para o frigorífico e tirei ovos, fui à dispensa e peguei nas latas de atum e fez-se luz na minha cabeça. Pataniscas de atum, para fugir das habituais de bacalhau. Se bem que são as meninas dos meus olhos, mas no fundo fui uma vira-casaca e agarrei-me às de atum. A acompanhar, um arroz bem malandrinho de tomate e pimento vermelho. Fiquei de coração cheio com esta refeição, e junto com uma sopa de espinafres e ainda couves de bruxelas salteadas com bacon fez maravilhas ao jantar. Bom fim de semana!


14 maio 2015

Legumes assados no forno com manjericão seco

Colocar legumes para assar no forno é coisa de criança. Basta abrir o frigorífico e escolher alguns legumes, cortá-los de várias maneiras e espessuras, dependo do seu tempo de cozedura e o gosto de cada um, temperar rapidamente escolhendo uma erva aromática fresca ou seca que faça "pandant" com o prato principal. Estes fizeram par perfeito com a truta salmonada de ontem, que também foi perfumada com manjericão, mas fresco. Podem misturar todos os legumes quando os levarem ao forno, ou separá-los para que seja mais fácil cada um servir os seus legumes preferidos e não andarem a escolher na travessa.

13 maio 2015

Truta salmonada no forno com ervas aromáticas

Depois de um treino intensivo lá por casa, já posso comprar qualquer tipo de peixe que ninguém reclama. Adoro levar o peixe inteiro para a mesa e dividi-lo por todos na hora. Gosto do tempo que perco a tirar cada espinha no prato e ao mesmo tempo ir saboreando cada garfada. É tão simples de preparar e rápido a assar, pois este peixe não se quer muito tempo no forno para não ficar seco. A acompanhar fiz uma mescla de legumes no forno.


11 maio 2015

Hambúrgueres de vitela com cenoura e ervas aromáticas

Sexta feira passada o pedido para o jantar foi hambúrgueres. Era um pedido simples, portanto não havia como recusa-lo. De regresso a casa do trabalho,  passei pelo supermercado e lá comprei a carne e os pãezinhos. Feitas as contas estes "meninos" ficaram uma pechincha, pois a carne picada estava em promoção e os pães também. Como eu gosto desta sensação boa de poupança... Se ficaram bons? Se esta mistura de sabores meio improvável combinou?  Alguém deu pela cenoura? Eu cá acho que sim e ninguém deu pela cenoura e ninguém reclamou. E ainda congelei hambúrgueres para o próximo pedido. Melhor é impossível...


08 maio 2015

Esparguete com caril, bacon e creme de coco

Tenho de confessar que sou muito egoísta na cozinha. Gosto de fazer tudo sozinha e que ninguém lá entre para empatar. Descobri já tarde que isso afastou o "mais-que-tudo" da cozinha quando juntámos os trapinhos. Ele até fazia uns pratos jeitosos e mal eu chegava a casa, só reparava na sujidade que ele fazia. Shame on me! Bem, acho que não mudei muito... Continua a ser difícil partilhar este amor tão grande que tenho pela culinária, mas estou a trabalhar nisso. E a prova é que levei o "piolho encardido" para a cozinha e juntos fizemos este prato. Sabem, até gostei de ter este "ratatui" a ajudar-me e mandei nele como um verdadeiro Chef com mau feitio. Pena tenho que este prato não levou cebola, pois adoro vê-lo a pica-la e a chorar, aliás, foi logo a primeira coisa que ele me perguntou, se o que íamos fazer levava cebola. E eu, estive quase quase, a juntar cebola a este prato numa tentativa de o afastar da cozinha.
Para esta receita a Milaneza deu uma preciosa ajuda com o esparguete de caril que é delicioso. A juntar à massa, mais uns pozinhos de pirlimpimpim e este prato ficou tão bom. Eu sou fã de pratos de massa em que a massa é a personagem principal. 

06 maio 2015

Leite creme queimado (com baunilha e limão)

Domingo passado foi dia de rever uma velha amiga. E que bom foi recebe-la em minha casa. Dei o meu melhor para que a refeição fosse agradável, mas fico sempre com a sensação que poderia ter feito mais, não fosse esta a minha melhor forma de me expressar, a cozinhar. Uma das sobremesas foi este leite creme tão simples de fazer. Ficou a promessa de nos vermos mais vezes, e da minha parte vou fazer com que esta promessa se mantenha de pé.
 


Ingredientes para 4 pessoas:
- 500ml de leite
- 1 vagem de baunilha aberta ao meio e com as costas da faca retirar as sementes ao longo da vagem
- 1 casquinha de limão
- 3 gemas tamanho L
- 20g de amido de milho (cerca de 2 colheres de sopa rasas)
- 100g de açúcar refinado
- açúcar mascado q.b. para queimar

Preparação:
Levar o leite ao lume a ferver, juntamente com a vagem de baunilha e as sementes, e a casca de limão. Apagar o lume e deixar repousar alguns minutos.
Bater as gemas, o açúcar refinado e o amido, com a vara de arames, até ficar um creme esbranquiçado.
Coar o leite, que deve estar já um pouco arrefecido e misturar bem e aos poucos, com o creme das gemas.
Levar novamente ao lume moderado até engrossar. Ir mexendo com a vara de arames.
Dividir por taças individuais e deixar arrefecer por completo. Levar ao frigorífico até servir.
Na hora de servir, polvilhar com açúcar mascavado e queimar com o maçarico de cozinha. Bom apetite!

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...