28 julho 2016

Folhados de salsicha com queijo

Volta e meia zango-me porque quero fazer determinado prato e não tenho massa folhada em casa. Apesar de gostar de fazer massas, as folhadas compro feitas, pois que a vida é demasiado curta para eu perder tanto tempo com estas massas. Um dia destes lá comprei a massa e fiquei à espera daquelas alturas que preciso dela. Mas o diabo é torto, agora que a tinha em casa não me surgiu inspiração nenhuma, e pronto aconteceu o mesmo de sempre, deixei a validade perto do fim. Salsichas de lata também não são um habitué cá de casa, mas às vezes lá compro para o miúdo que gosta de cachorros e eu gosto de matar saudades dos tempos de criança em que na despensa havia sempre muitos enlatados. Folhados de salsichas, queijo, um toque de mostarda e uns pozinhos de sementes, foram rápidos e perfeitos para levar na sacola para a nossa ida ao cinema a dois, eu e o "piolho encardido".

Ingredientes para 6 folhados:
- 1 placa de massa folhada (usei redonda)
- 6 fatias de queijo flamengo
- 6 salsichas tipo Frankfurt
- mostarda q.b.
- 1 gema grande batida para pincelar
- sementes de sésamo q.b.

Preparação:
Desenrolar a placa de massa cuidadosamente e cortar em seis partes. Mesmo redonda não tem importância, depois de enrolar e selar bem, não fará qualquer diferença.

Em cada pedaço de massa dispor uma fatia de queijo e uma salsicha pincelada com mostarda. Enrolar e selar bem a massa de ambos os lados pressionando um pouco para colar. 
Pincelar com a gema de ovo e polvilhar com as sementes.

Levar ao forno pré-aqeucido a 220º  durante 10 minutos para a massa folhar, de seguida baixar para os 180º e deixar cerca de 10 minutos para acabar de assar e dourar. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Aposto que o teu piolho encardido adorou, só pode. aqui a piolha encardida está a salivar, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe já me fizeste rir :). beijocas

      Eliminar
  2. A mim acontece-me o mesmo, quando preciso não tenho, quando tenho não preciso! Folhados desses são uma desculpa perfeita para gastar a massa folhada! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao menos foi aproveitada, que é sempre um final feliz. beijinho grande

      Eliminar
  3. Um salgadinho super prático e que se come muito bem. Também me acontece isso, por vezes compro massa folhado e quase que a deixo passar de prazo, antes disso acontecer coloco-a no congelador e está pronta a usar quando quiser. :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me lembro de congela-la. Vou guardar a dica. beijocas e bons cozinhados.

      Eliminar
  4. Faço muitas vezes estes folhados, é daquelas receitas simples para quando a inspiração foi de férias :)
    Um conselho: passa a congelar a massa. Eu costumo comprar no lidl porque adoro aquela massa e depois congelo porque nunca sei quando vou precisar dela. Basta depois deixar a descongelar durante a noite ou com este calor, 30 minutos à temperatura ambiente, e temos sempre massa folhada pronta a utilizar, sem alterar a sua consistência :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb
    Facebook: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima esta dica não me escapa! E agora que está calor descongela num ápice. beijocas e bom verão.

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...