terça-feira, 20 de setembro de 2011

Francesinha de Frango


Isto é que foi um fim-de-semana de "roubar" a cozinha das vizinhas. Mais um "assalto" e estou convencida que vou presa. Gosto muito de francesinhas, mas também dou por mim a pensar que tenho de ter cuidado com a saúde. Apesar de ser magra, o colesterol pode estar alto.  E vai daí, isto é como pecar à grande, mas pecar light e chique, pois faca e garfo precisa-se! A cozinha assaltada foi a da entrefraldasepanelas, que no meio da troca de fraldas e na arrumação das panelas apanhei-a distraída e záscatrapás. Tentei aproveitar ingredientes que já tinha em casa, até porque economia precisa-se! Substituí o tomate que não tinha por chourição e fiambre, até porque tem tudo a ver. O molho também foi substituído, por não ter o Creme Culinário da Vaqueiro, por béchamel, que também tem tudo a ver. Brincadeiras e ironias à parte, como diz a minha mãe: "Uma mulher atrapalhada é pior que um homem bêbado".

Ingredientes para 2 pessoas: 
- 6 fatias de pão de forma integral e sem côdea
- 2 bifes de frango
- 4 salsichas enlatadas de aves
- 8 fatias queijo flamengo
- 4 fatias de chourição
- 2 fatias fiambre perú
- sal e pimenta
- azeite

Molho Bechamel:
- 1 colher de sopa de margarina vegetal
- 1 colher de sopa de farinha
½ de leite magro
- 4 colheres de sopa de ketchup
- sal e pimenta

Confecção:
Temperar os bifes de frango com sal e pimenta. Salteá-los numa frigideira com pouco azeite e reserva-se. Na mesma frigideira salteia-se as salsichas cortadas em 3 partes no sentido longitudinal e reserva-se. Torra-se as fatias de pão. Entretanto faz-se o molho bechamel derretendo numa caçarola a margarina ao qual se junta a farinha mexendo até envolve-las muito bem. De seguida coloca-se o leite e vai-se mexendo com a vara de arames até levantar fervura. Assim que começar a engrossar, retira-se do lume e acrescenta-se sal, pimenta e o ketchup, mistura-se bem e reserva-se. Dispor as camadas como bem entender, como dizia a Fraldinhas e foi assim que fiz: - Pão, bife de frango, salsichas de aves, pão, chourição, fiambre, pão e por fim com as fatias de queijo forrei todos os lados do pão. Reguei com o molho e levei ao micro-ondas (ou forno) para aquecer e derreter o queijo. Decorei com orégãos. Depois é só comer delicamente até ao último pedaço, pois como digo lá em casa: "Somos pobres, mas somos chiques!"

Bjs a todas/os. Não tenho comentado porque o meu pc teima em estar lento e bloquear, mas estou de olho nas vossas cozinhas para mais "assaltos".

17 comentários:

  1. Ora como ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão, agora é a minha vez de roubar, eheheh... Isto deve ter ficado mesmo bom!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hummm...gostei desta versão com frango, adoro francesinhas e o marido não se cansa de pedir que faça...tenho de lhe fazer a vontade um dia destes, ficou com um aspeto irresisitível!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto tem a tua francesinha!

    ResponderEliminar
  4. Ai tãooooo bom amiga hummm adoro e nunca resisto mas já eu tenho mesmo de cuidar da linha, colestrol e afins hehehe, está um mimo Carla,


    beijokas!

    ResponderEliminar
  5. E sabes que mais? Gosto mais da tua versão, a minha tinha que ser melhorada e conseguiste fazê-lo na perfeição. Adoro coisas que têm tudo a ver ;)

    ResponderEliminar
  6. Carlinha, gostei tanto, mas mesmo tanto desta francesinha!
    Que delícia para os olhos e para o paladar. Não te atrapalhaste nada. Pelo contrário, inovaste. Ficou com uma apresentação soberba! Parabéns!
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. mas que bom aspecto esta fracesinha...e desenrascas-te muito bem...bjokinhass

    ResponderEliminar
  8. Bem moça, uma pessoa até se baba a olhar pra essa foto... K apetitosa ficou a tua francesinha :)
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla, apetece-me dizer:" Boa disposição procura-se" ufa depois de um dia de trabalho chato, chego aqui e descontraí ao ouvir-te, que bom!!! Olha que também digo o mesmo que a tua mãe, nós duas estamos cobertas de razão podes crer.
    Adorei o teu assalto e a maneira como assaltaste, está com um aspecto delicioso;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Adoro francesinhas, ou não fosse casada com um homem do Norte, que as faz muito bem. Light, nunca provei, mas esta parece-me muito apetitosa. Beijos

    ResponderEliminar
  11. O assalto correu bem! A francesinha ficou com muito bom aspecto...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. E FICOU UMA BELA FRANCESINHA.
    QUEM COSTUMA FAZER AQUI EM CASA É O MEU MARIDO.
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Carla, eu tenho que ter cuidado com essas comidinhas por causa do meu colesterol, anda sempre no limite. Por isso posso dizer-te que essa receita não a vou experimentar (apesar de gostar muito de ti e da fraldinha), mas por esse motivo mesmo. Mas adorei as tuas subestituições,lol. O importante foi o resultado ter sido do teu agrado.
    Gostei da conversa da tua mãe :) muito verdade!lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Carla essa francesinha esta com um aspecto delicioso, no passado fim de semana também fiz mas foram as tradicionais :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Eu gostei muito desta tua nova versão de francesinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. AiAi que maravilha e que tentacao tao louca esta tua francesinha!! este aspecto faz babar...parabens esta fantastica!!! bjinho

    ResponderEliminar
  17. gostei de ler as tuas reseitas parabens

    ResponderEliminar