Este blogue já não está de beicinho! Já recebi a 1ª participação para o meu passatempo e que feliz fiquei! Agora resta-me ter paciência para esperar as próximas, "coisa" muito difícil para mim que sou tão impaciente.
Mudando de assunto... Desde Junho passado que aderi à tarifa bio-horária da EDP. A pouco e pouco fui-me adaptando aos horários para efectuar as tarefas de casa que consomem mais energia. O esforço inicial valeu-me uma poupança de 20 € mensais. Mas deitei tudo por água abaixo, porque ao Domingo uso o forno a triplicar, assim em jeito de vingança com a EDP. Tive que repensar a estratégia e decidi simplicar alguns cozinhados, tais como os pudins. Este pudim não vai ao forno, não leva ovos, e tem muito a ver com os pudins que a minha mãe fazia e possivelmente as vossas. A tentativa de fazer o caramelo que decora o pudim foi engraçada, desajeitada e foi o que saiu, juntamente com uma bolha num dedo. Tenho a mania de tentar provar o caramelo a ver se sabe a queimado e queimo ou a língua ou o dedo. Mas de todas as vezes que faço, tenho a tentação diga-se "parva" de voltar fazer o mesmo. Vá-se lá saber porquê.
Ingredientes para 6 pudins pequenos:
- 1 litro de leite
- 2 colheres de chá de café solúvel
- 60g de farinha maisena (amido de milho)
Para o caramelo:
- 100g de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
Preparação:
Faz-se o caramelo colocando o açúcar e a água numa caçarola de fundo grosso e em lume médio. Ir agitando a caçarola até o açúcar estar derretido e apresentar uma cor dourada. Reserva-se.
Leva-se a ferver 900 ml de leite com o café. Junta-se ao caramelo a pouco e pouco. Dissolve-se o restante leite (100ml) com o amido de milho e junta-se ao preparado anterior. Vai ao lume por 3 minutos até engrossar mexendo sempre com uma vara de arames. Coloca-se em formas individuais ou numa grande, passada por água fria. Deixa-se arrefecer e vai ao frigorífico até solidificar. O caramelo que decorei foi feito exactamente como o anterior. Com a ajuda duma colher fui derramando o caramelo para papel vegetal, dando formas diferentes. Depois de arrefecer descola-se do papel vegetal facilmente. Bjs a todas/os e tenham um fim de semana do melhor!
Receita tirada do "Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas - Vaqueiro de 1994"
Gostei bastante da receitinha, deve ser delicioso.
ResponderEliminarbjs
Uma maravilha de pudim!
ResponderEliminarEu faço um esforço enorme para fazer as coisas durante a semana depois das 22h, mas vale a pena ao fim do mês.
Beijinhos
Ai amiga ando tão pouco inspirada que quem anda de beicinho sou eu por não participar, não fiques triste mas é caso para dizer que mais vale estar quientinha do que apresentar uma desgraçazinha hehehe
ResponderEliminarbeijinhos e obrigada por partilhares esta belezura de pudim, ficou uma delicia hummm
beijinhos e bom fim de semana!!!
Olá Carla, já me ri com a tua aventura do caramelo, é que conheço alguém muito parecido(adivinhas quem?) pois é, para variar queimo sempre a lingua:(
ResponderEliminarQue grande estilo esse pudim, está muito Chic e qualquer dia venho buscá-lo para fazer na minha cozinha.
Tenho que equacionar essa tarifa, a ver se é compativel com a minha rotina doméstica.
Beijocas e um bom fim de semana
Carla os pudins ficaram deliciosos, gostei muito da apresentação.
ResponderEliminarBeijinho
Aderi ao bio-horário em Outubro, de modo que ainda estou para ver qual vai ser a poupança. O ajuste que tive que fazer foi muito pouco, pois todas as tarefas que gastam mais energia já eram feitas ao fim de semana, como arrumar a casa, fazer máquinas de roupa e utilizar o forno. Apenas tive que ajustar os horários da máquina de lavar louça e da MFP, mas penso que me estou a sair bem, tenho tentado cumprir as "regras" para ver se a factura desce um pouco :)
ResponderEliminarNunca fiz caramelo, mas da maneira que sou distraída era bem capaz de fazer umas quantas bolhas como tu!
Olá Carlita amiga... as nossas aventuras por vezes é só disparates amiga hehehehe...mas ficam sempre bem...bjokitass
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarTambém tenho essa tarifa, mas devo dizer que às vezes me distraio um bocadinho e há meses em que não vejo muita poupança. No entanto, e como na minha casa é tudo eléctrico, não há gás, até posso dizer que estou satisfeita!
Esse pudim está maravilhoso, muito bonito mesmo!
Eu uma vez fiz uma coisa parecida com a marmelada a ferver! Mas fiquei vacinada!
Ainda bem que já não estás de beicinho! :)
Bjs
Belo pudim.....e esse caramelo está lindo!!!Vê lá se aprendes a lição!!!!!hehehe
ResponderEliminarbjs e bom fim de semana
Que belo pudim, deve ser delicioso!
ResponderEliminarAs minhas tentativas para fazer algo apresentavel para o teu desafio, não tem corrido bem, nada bem mesmo!!!
Bjs.
Olá Carla,
ResponderEliminarfiquei encantada com os teus pudins, ficaram fantásticos e deliciosos de certeza.
Beijinhos grandes e bom fim-de-semana
Adorei a apresentação destes pudinzinhos!
ResponderEliminarFicou simplesmente encantadora!
Beijinhos e bom fim-de-semana :)
Adorei a receita! Claro está que já guardei! Ficou com óptimo aspecto e o caramelo ficou com uma cor bonita.
ResponderEliminarBeijos.
Olá! Adorei a tua receita e o teu pudim ficou lindo! Vou levar a receita cmg ;)
ResponderEliminar... Não me esqueci do teu desafio, mas com a festa do meu menino ainda não consegui testar a receita que idealizei :P a ver se consigo este fim de semana ;)
Beijinho e bom fim de semana !
Bom dia Carlinha :) e nada como depois da tempestade começar o dia com um doce. E que belo doce, simples e com uma apresentação bem chique. Nunca fiz caramelo, mas olha que tirando a parte em que te queimas a língua ou o dedo parece-me bem fácil :) quanto
ResponderEliminarA tarifa olha nem sei que diga, também tenho, fiz logo assim o contrato mas não faço ideia se estou a poupar porque não posso comparar. Mas pulgas em casa é difícil estar à espera do fim.de.semana para lavara a roupa ou então lembrar-me de ligar a máquina depois das 10 da noite... tenho que rever a minha situação. beijinhos e bom fim.de.semana
Que pudim gostoso... Adorei a cor, e o caramelo está óptimo.
ResponderEliminarQto ao bi-horário tens 2 hipóteses e uma delas (que é a que tenho) ao domingo é todo o dia mais barato e ao sábado de tarde tb é... Acho que é a tarifa semanal, deves ter a diária. Faz as contas, em príncipio deve compensar, só tens é de deixar as máquinas a lavar durante a semana, a partir das 00h... desculpa lá a intromissão :)
beijinhos
Desculpa Carla, mas não tive tempo de participar sei que perdoas :(
ResponderEliminarO pudim está digno de um restaurante Gourment, está lindíssimo
Bom início de semana
Paula
saboracasa.blogspot
E esses pudins, estavam tão bons como prometiam? Aposto que sim, como alías tudo o que fazes!
ResponderEliminarEu tenho a tarifa tri-horária, nem sabia que isso existia, foi o meu marido que mudou. Então, fui ao site da EDP para saber quais os períodos mais económicos e fiquei a perceber o mesmo. Devo ser eu que sou muito loira!
bjssss
Carla
ResponderEliminarEste pudim ficou maravilhoso, a decoração está perfeita!
Beijinhos
Olá Carla,
ResponderEliminartenho andado um pouco ausente, je sais...mas olha linda, em 1º lugar, nao há quem resista a um caramelo desses, ficou super chique e sofisticado. Tirando a bolha no dedo, está perfeito!Esse pudim deve ser deliciosoooo.
A tarifa, neste momento não tenho bi-horária, desculpa não puder opinar sobre o assunto...
As obras, estão quase quase...já vou fazendo umas coisitas básicas a meio gás...agora vêm as limpezas finais...mas está a ficar tudo muito giro, obrigada ;)) Já vejo a luz ao fundo do túnel lol
Beijinho!
Carla, eu juro que comentei isto de manhã e agora não aparece o meu comentário! Estou zangada :(( os teus pudins estão óptimos!
ResponderEliminarBjs boa noite