quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Petit Gateaux de Chocolate e Um Desejo


Enquanto a maioria andava em "Modo Natal" eu andava em "Modo Aniversário". Se há seis anos atrás safei-me da azáfama do Natal e da Consoada, os anos seguintes trabalhei o dobro.  Após ter percebido que nem um mimo tinha feito de sobremesa para a minha consoada, lá me lembrei de fazer estes  bolinhos, que a única novidade aqui, é que polvilhei com açúcar em pó. Fiz uns corações de chocolate, muito rápidos de fazer, até para mim que o meu jeito para estas coisas de desenhar bem, é zero.

Ingredientes para 5/6 bolinhos dependendo do tamanho dos ovos (formas das empadas):
- 75g chocolate culinária
- 30g margarina
- 75g leite condensado
- 15g farinha de trigo
- 1 colher sobremesa cacau em pó
- 2 ovos médios

Preparação:
Derrete-se o chocolate com a margarina em banho-maria ou no micro-ondas e mistura-se bem. Acrescenta-se o cacau em pó, a farinha e o leite condensado e mistura-se novamente com a vara de arames. Coloca-se os ovos inteiros e volta-se a mexer muito bem. Depois é só distribuir pelas formas  untadas com margarina e farinha.
Vai ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 6/7 minutos se gostarem deles menos cozidos com aquela calda de chocolate a sair por fora. Se preferirem mais cozidos deixem mais uns minutos. O ideal é irem controlando o forno. Polvilhei com açúcar em pó. Os corações de chocolate são feitos com chocolate culinário partido aos bocadinhos e colocados dentro de um saco de plástico e depois colocados em água bem quente. Assim derretem no próximo saco. Corta-se com a tesoura o bico do saco e desenha-se em cima de papel vegetal. Assim que secam ganham consistência. Poderão colocar no frigorífico. E pronto lá me safei e ninguém reclamou por não ter sobremesa.

E agora o desejo...
Desejo a todas/os que me acompanham e gostam de me "ler" o melhor do Mundo. Que sejam ainda mais felizes no novo ano que se avizinha. Que consigam ultrapassar de cabeça erguida todos os obstáculos. E uma frase que eu adoro dizer que cabe na perfeiçao para a vida de todos nós.

"A ética é estar à altura do que nos acontece - Deleuze"

14 comentários:

  1. Que delicia de bolinho.. ai tentação!

    ResponderEliminar
  2. Que fofo! E o coraçãozinho está perfeito :) Desejo e retribuo o mesmo para ti Carla, que sejas feliz e nos brindes com receitas fanatásticas (como a do bacalhau elegante em cima).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Carla que lindo ficou, o teu petit, vou leva-lo para o meu lanche...
    Desejo-te um Bom 2012!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Uma ótima alternativa :)

    bom final de ano e um fantástico 2012

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Os teus petit gateaux estão lindos e os corações são uma óptima ideia!

    Também te quero desejar um óptimo ano de 2012, com saúde, alegria e muita coragem para ultrapassar todos os obstáculos! Porque é disso que é feita a vida, de obstáculos ultrapassados, de momentos de beleza e do amor daqueles que nos rodeiam!

    Bom ano para ti querida!

    ResponderEliminar
  6. um bolinho lindo com um coração perfeito :) chocolate nunca é demais :) um 2012 repelto de bons momentos e receitas muito saborosas :) um beijinho**

    ResponderEliminar
  7. Os meus votos são em dobro para ti!

    Beijinho e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  8. QUE DENTADINHA QUE EU LHE DAVA....
    DESEJO-TE TUDO DE BOM PARA O NOVO ANO...SÊ FELIZ ..
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Está mesmo a apetecer!! Ficaram lindos e de certeza deliciosos.

    ResponderEliminar
  10. Carla, venho aqui retribuir a amável visita e deixar-te os meus sinceros votos de um Ano Novo repleto de sucessos pessoais, profissionais e blogueiros também.
    Foi bom "conhecer-te" a ti, e ao teu tempero. Apesar da virtualidade da nossa amizade, consigo sentir, através da tua escrita, que há uma grande afinidade entre nós. Talvez seja também pelo facto de partilhares o nome com a minha mana, que adoro, amo e venero, mas que infelizmente está longe.
    Beijinhos, beijinhos e Feliz Ano Novo para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla:)
    O bolinho está fantástico, muito bem apresentado.
    Obrigada, desejo-te também um (muito) feliz 2012*
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  12. Carla, também te desejo tudo de bom! Que tenhas um excelente 2012!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ficaram um mimo, os teus bolinhos. E o coraçao está muito bem feitinho :) beijinhos e um 2012 excelente.

    ResponderEliminar
  14. Olá querida, tenho andado um pouco afastada e com isso nem me apercebi que tinhas feitos uns bolinhos maravilhosos. Mas o que me fascinou mesmo foram os corações de chocolate! Um mimo.

    Desejo-te o mesmo que nos desejas-te para o ano novo.

    beijinhos

    ResponderEliminar