quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gelado De Amoras Silvestres

Ainda ontem estava a viver um dia de pânico e hoje um dia novo a saborear, fez-me esquecer o dia passado. É verdade, eu estou sempre à hora certa no sítio errado ou à hora errada no sítio certo. O que é certo mesmo, é que ontem "salvei" o prédio onde vivo de ir pelos ares, por ter sido a primeira a detetar e a tomar uma atitude, em vez de correr aos gritos e fugir para bem longe e só voltar quando tudo estiver calmo. É preciso sangue frio, raciocinar e agir calmamente. Tudo o que eu não tenho... Agarrei o touro pelos cornos numa mão, na outra o "piolho encardido" e avisei o "mais-que-tudo", pois que ainda sou muito nova para ser viúva e ele ainda não pintou tudo lá em casa, nem levou o meu carro para a oficina, para sair de casa imediatamente e trazer uma fatura de gás, para que eu pudesse ver o número de emergência, sim eu sei, poderia apenas ter ligado para o 112. Abri as portas para dissipar o gás, mandei o puto para a rua de cima e avisei todos os vizinhos do perigo. Escusado será dizer que poucos me ajudaram. A sorte foi que o único vizinho que se preocupou além de mim e do "mais-que-tudo", que por coincidência é técnico de gás resolveu o problema antes do piquete de emergência que só veio duas horas depois. Um parafuso desapertado num cano. Enfim, tudo está bem, quando acaba bem. Para me recompor, lambuzei-me de gelado de amoras silvestres apanhadas pelo "mais-que-tudo" e algumas mesmo só algumas  apanhadas por mim. Se vale a pena fazer gelado quando eles estão nos supermercados a menos de 2 euros? Cada um sabe de si...

Ingredientes:
- 250g de amoras silvestres
- 200ml de natas batidas
- 150g de açúcar (usei amarelo)
- 4 claras em castelo

Preparação:
Colocar as amoras* no liquidificador juntamente com o açúcar, umas gotas de água e deixar a macerar uns minutos. Triturar e passar por um passador para retirar as sementes. 
Bater as natas geladas até ficarem bem firmes. Adicionar a polpa das amoras e voltar a bater. Bater as claras em castelo e envolver como uma colher aos poucos no preparado anterior e sem bater com a colher no recipiente para as bolhas de ar não desaparecerem. Levar ao congelador. No outro dia está pronto a comer. Lambuzem-se também! Merecemos!

* Guardar algumas amoras inteiras e um pouco da polpa para enfeitar, se assim o desejarem.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pães De Queijo E Bacon




Adoro fazer estes pãezinhos. Aproveitei a receita que uso sempre para a base das pizzas e depois de decorada na minha cabeça é só dar asas à imaginação. Revelam-se uma entrada saborosa ou um mimo para o lanche. Desta vez misturei os ingredientes por ordem diferente da que faço e como aprendi a receita (da bimby) e resulta. E vocês, quebram as regras da massa? Partilhem comigo.

Ingredientes para 10 pães ou mais:
Massa:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água morna
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (4,6g)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 100g de queijo ralado da ilha
- 100g de bacon às tirinhas
Cobertura:
- 1 gema de ovo
- sementes de papoila q.b.
- sementes de sésamo q.b.
- sementes de abóbora q.b

Preparação:
Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água e o azeite e mexer para dissolver bem o fermento. Amassar um pouco até a massa despegar das mãos. Tapar a taça com película aderente ou um pano grande e deixar levedar em local seco e quente, até duplicar o volume. Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e amassar uns minutos. Dividir em pequenas bolas iguais. Achatar como se fossem para mini pizzas. Colocar em cada uma, uma colher de sopa de queijo e por cima o bacon. Fechar cuidadosamente com a borda da massa e formar uma bola. Deixar repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Pincelar com a gema de ovo e polvilhar a gosto com as sementes. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15/20 minutos.  Para as pizzas coloco o forno sempre a 220º e mais tempo de cozedura, mas temos de contar que são pãezinhos mais pequenos e cozem mais depressa. Bjs a todas/os.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cuscuz Com Pimentos, Coentros E Bacon, Para Uma Refeição Rápida

As férias de Agosto terminaram. O balanço foi positivo. Sobrevivi! Não tenho nada partido, não apanhei nenhum escaldão e acabo com a vontade de ter mais dias, embora  cansativos e sempre atrasados para tudo. Para esses dias o cuscuz salva-me sempre, e à semelhança dos noddles, é outro ingrediente sempre na lista de compras. 

Ingredientes para 2 pessoas:
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 70g de tiras de bacon
- 1/4 pimento verde
- 1/4 pimento vermelho
- 1 tomate sem pele e sementes
- 1 cenoura
- 1 molho pequeno de coentros frescos
- 1 dente de alho
- azeitonas pretas sem caroço q.b.
- sumo de 1/2 limão
- azeite extra virgem q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b. (moinho 5 pimentas)

Preparação:
Colocar o cuscuz numa tigela e verter água a ferver, juntamente com uma pitada de sal e um fio de azeite. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo. Aquecer uma frigideira e tostar o bacon. Triturar os pimentos, o tomate, os coentros, o alho e a cenoura no robot de cozinha. Verter para uma travessa e temperar de sal, azeite e sumo de limão. Adicionar os cuscuz e misturar tudo muito bem. Servir com o bacon e as azeitonas a gosto. Boa semana e bom regresso ao trabalho, se for caso disso.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Noodles Com Peru E Legumes


A preguiça é tanta, que as minhas receitas andam a marinar por aqui à espera de incentivo para partilha-las convosco. Acabei de fazer doce de figo e é na altura dos figos, que eu sinto-me em vantagem de ser mulher e viver com dois homens. Eles apanham os figos, e eu faço o doce. Enquanto arrefece, decidi que está na hora de partilhar uma das receitas que faço vezes sem conta. Há uma série de ingredientes que não dispenso nas compras do mês e noddles é um deles.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 placas de noddles de ovo
- 3 bifes de peru cortados em tiras
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 1/2 pimento vermelho aos cubos
- 50g de ervilhas (usei congeladas)
- 1 cenoura ralada no crivo mais largo do ralador
- 100g de rosetas de brócolos
- 100g de bambu (usei enlatado)
- 100g de rebentos de soja (usei enlatado)
- 200ml caldo de galinha
- 1 colher de chá de amido de milho
- sal q.b.
- molho picante q.b.

Preparação:
Aquecer o wok, adicionar o óleo de soja e fritar as tiras de peru. A meio da fritura acrescentar o molho de soja. Retirar a carne e reservar. Voltar a ligar o lume e adicionar o pimento, as ervilhas, a cenoura e os brócolos. Saltear os legumes até estarem tenros e se necessário acrescentar mais molho de soja. Adicionar o bambu e os rebentos de soja e envolver bem. Cozer os noddles em água fervente 4 minutos, escorrer e misturar com os legumes. À parte misturar o caldo de galinha com o amido de milho e adicionar ao preparado anterior. Ligar o lume para aquecer e misturar o caldo. Retificar os temperos de sal e picante. O caldo faz toda a diferença, mas costumo saltar esta parte quando não tenho caldo de galinha. Bom apetite!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Peditório...


Se gostam da minha receita, coloquem um "gosto", se não gostam, mas querem que eu me lambuze de batatas "A Saloinha" e fique uma badocha, a jeito de vingança, ponham um gosto também! Boa sorte a todas... 

Votem aqui:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=458895350884840&set=a.447708918670150.1073741828.296159030491807&type=1&theater


Bom fim de semana!
Carla Sousa

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bacalhau Com Béchamel e Batata Palha "A Saloinha"

Para participar no passatempo proposto pelo blogue Flor de Sal e as Batatas Saloinha, proponho uma receita saborosa da minha irmã, bem do agrado da família Sousa e arredores.

Ingredientes para 6 pessoas:
- 1 pacote de batata palha de 400g "A Saloinha"
- 500g de bacalhau desfiado (usei congelado)
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- azeite virgem q.b.

Para o béchamel:
- 50g de manteiga
- 100g de farinha de trigo
- 1l de leite (usei magro)
- sal q.b.
- pimenta branca q.b.
- noz moscada q.b.
- sumo de 1 limão pequeno
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada

Preparação:
Cozer o bacalhau, escorrer e desfiar. Fazer um refogado com a cebola e o alho picado e um fio de azeite. Acrescentar o bacalhau e envolver bem. Adicionar a batata palha e voltar a misturar. Retirar do lume e verter para uma travessa de ir ao forno. 
Para o molho béchamel, colocar a manteiga num tachinho em lume brando até derreter. Adicionar a farinha e mexer bem. Acrescentar o leite aos poucos e mexer até engrossar, sempre em lume brando. Retirar do lume e temperar de sal, pimenta, noz moscada, sumo de limão e a salsa. Verter o béchamel no preparado anterior e levar ao forno pré-aquecido a 180º até gratinar e ficar douradinho. Bom apetite!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Salada De Ovas Com Molho De Coentros E Toranja

Ainda sobre as férias... O que uma mãe sofre... Depois de ver o "mais-que-tudo" deitado no chão e uns adolescentes com bicicletas sem bancos e travões a saltarem por cima dele, depois de ver o "piolho encardido" dias seguidos com um dente pendurado e a imitar a  Nanny McPhee a toda a hora, uma mãe fica sem tempo para pensar o que cozinhar, por isso, uma salada leve e colorida vem sempre a calhar.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 embalagem de ovas de bacalhau congeladas
- 1kg de batatas 
- 2 frascos de grão cozido
- 2 tomates 
- 1 cebola 
- um molho de coentros
- 1 toranja
- sal q.b.
- azeite extra virgem q.b.

Preparação:
Cozer as ovas em água fervente e temperada de sal até começarem a ficar com uma cor opaca. Escorrer, deixar arrefecer e cortar às rodelas. Descascar as batatas, cortar aos cubos e cozer em água temperada de sal. Escorrer e deixar arrefecer. Dispor numa travessa grande, as batatas, o grão, as ovas, o tomate aos gomos e a cebola picada. Decorar com folhas de coentros e para os mais corajosos, gomos de toranja. Para o molho, triturar na liquidificadora, os coentros, o azeite, sal e o sumo de meia toranja. Servir fria e regar com o molho. Bjs a todos e aproveitem as férias, se for caso disso.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Garoupa Com legumes E Berbigão Em Papelote

As férias continuam e a família Sousa continua a inventar coisas diferentes para fazer. Porque isto de férias em casa tem muito que se lhe diga. Há uns dias atrás decidimos ir à praia quando toda a gente se prepara para regressar a casa. Vestimos os fatos de banho e às 20 horas estávamos no areal, prontos para irmos a banhos (não contem comigo para isso!). Na marmita havia hambúrgueres no pão, garrafas de água e fruta. Que bom foi ver o sol a descer... É bom trocarmos as voltas à vida. É como contrariar aquele "destino" e aproveitarmos cada dia de férias como se fosse o último. A receita de hoje é preguiçosa, mesmo como eu gosto nestes dias.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 postas médias de garoupa
- 1/4 de alho francês às rodelas finas(só a parte branca)
- 1 cenoura média ralada no crivo mais largo do ralador
- 1 molho pequeno de coentros
- 2 rodelas de limão
- 30 berbigões
- sal q.b.
- vinho branco q.b.
- azeite virgem q.b.
- 2 retângulos de papel vegetal

Preparação:
Temperar o peixe de sal. Colocar cada posta em cima do papel vegetal. Dobrar os lados. Antes de fechar colocar em cada, o alho francês, a cenoura, os coentros, a rodela de limão e os berbigões. Regar com um pouco de vinho, um fio de azeite e fechar a parte de cima. Levar ao forno a 180º, sensivelmente 20/25 minutos. Rápido, delicado e requintado. Boa semana a todas/as.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cuscuz Com Bacon E Croutons De Queijo De Cabra Com Azeite De Manjericão


A família Sousa está novamente de férias e com tudo a que tenho direito. É sempre uma comédia. Andamos sempre atrasados, e a juntar a isto há sempre percalços que já só me fazem rir. Um dia estou a empurrar o meu pequeno twingo porque alguém deixou as luzes acesas no dia anterior, no dia a seguir sou picada por uma vespa à beira da piscina... Com tanta gente para escolher tinha de ser eu! Enfim... E com tanta distração só tive tempo de fazer este cuscuz para participar no passatempo proposto pela Dicas&Doces, Luísa Alexandra e os Queijos Paiva, e espero que todos apreciem este singelo prato.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- sumo de 1/2 limão
- uma mão cheia de folhas de manjericão fresco
- azeite extra virgem q.b.
- 70g de tiras de bacon
- 1/4 pimento verde aos quadrados pequenos
- 1/4 pimento vermelho aos quadrados pequenos
- 10 tomates cereja inteiros
- 1 fatia grande de pão alentejano aparando e aos quadrados pequenos
- 1 queijo de cabra pequeno aos quadrados pequenos
- orégãos secos q.b

Preparação:
Começar por fazer o azeite de manjericão, e para isso basta colocar no liquidificador o manjericão, azeite e triturar. Colocar o cuscuz numa tigela e verter água a ferver, juntamente com uma pitada de sal e um fio de azeite de manjericão. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo e regar com o sumo de limão. Reservar.  Aquecer uma frigideira e tostar o bacon. Acrescentar os pimentos e quase no final o tomate cereja. Para os croutons, pincelar os pedaços de pão com azeite de manjericão, colocar em cada um quadrado de queijo e polvilhar com  orégãos. Levar ao forno médio até tostar o pão e derreter o queijo. Empratar colocando o cuscuz numa travessa grande, os pimentos, o bacon, o tomate inteiro e alguns cortados ao meio, os croutons e decorar com folhas de manjericão. Está safo?

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Doce De Nectarina Com Licor De Poejos E Cardamomo

Hoje em dia não custa quase nada comprar um doce, mas nada se compara à satisfação de abrirmos os nossos frasquinhos e saber que fomos nós que a fizemos. Há uma espécie de orgulho narcisista que me faz faz perder tempo com estas "coisas" na culinária. 

Ingredientes para um frasco de (+- 350ml):
- 500 g de nectarina (sem casca e caroço e cortada aos pedaços pequenos)
- 200 g de açúcar refinado
- 3 vagens de cardamomo ligeiramente abertas
- 1 cálice pequeno de licor de poejos

Preparação:
Colocar todos os ingredientes num tacho pequeno. Deixar cozer em lume brando até fazer o ponto estrada, ou seja, quando colocar uma pequena quantidade de doce num prato e passar com a ponta da colher e formar uma estrada é porque está pronto. Retirar as vagens de cardamomo. Deixar arrefecer um pouco e colocar o doce num frasco esterilizado até ficar bem cheio. Tapar e virar ao contrário uns minutos para criar o vácuo natural.  Bjs a todas/os.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Panquecas Com Sementes De Papoila


Como qualquer amante de culinária, o meu momento merecedor depois de um dia intenso a cumprir o meu papel de mulher, mãe, profissional e dona de casa, é quando todos se deitam e eu fico pela sala horas a fio a ver o meu canal preferido, o 24kitchen, desde o primeiro dia que ele entrou em minha casa. No início as repetições eram constantes, mas eu saboreava cada programa como se fosse sempre a primeira vez. Há obviamente efeitos secundários nestas horas a fio a visualizar programas de culinária, que passam por me abrir o apetite e ter de ir comer, mas quis o destino que eu tivesse um metabolismo rápido e a balança não dita peso a mais. E tudo isto para dizer que fiz as panquecas da Filipa Gomes, a nova cara do "Prato do Dia 2" e adorei. As claras em castelo fazem a diferença das que costumo habitualmente fazer. Acompanhei com o meu doce de nectarina com licor de poejos e em breve também darei a receita. 

Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- 1 pitada de sal 
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
- 2 ovos separados (usei médios)
- 125 g de queijo ricotta
- 100 ml de leite (usei magro)
- óleo para untar q.b.

Preparação:

Peneirar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal para uma taça. Juntar as raspas de laranja e as sementes de papoila e misturar bem. Separar os ovos. Juntar as gemas à farinha e envolver. Acrescentar o queijo ricotta e misturar novamente. Verter o leite aos poucos e misturar até ficar tudo homogéneo. À parte bater as claras em castelo e aos poucos ir envolvendo no preparado anterior. Untar uma frigideira com óleo retirando o excesso com um papel absorvente e levar ao lume. Quando estiver quente, colocar colheradas de massa e quando começar a borbulhar, está na altura de virar. Repetir o processo. Acompanhei com doce caseiro de nectariana. Bom apetite!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Gelado De Manga

Estou pronta para as últimas férias, no mês que mais gosto de trabalhar, pois a confusão instala-se nos sítios opostos onde estou. Mas a vida é assim, nem sempre é perfeita, ao contrário deste gelado. Já fiz alguns gelados. Alguns dos quais me orgulhei muito, outros nem tanto. O número um do top foi o de hortelã com pedacinhos de chocolate que nem partilhei por aqui. Sim, que egoísta! Desta vez decidi usar uma receita simples e usei claras em castelo que facilitam muito para quem faz gelados em casa e sem a máquina própria. Já tinha feito este gelado com claras em castelo e depois levadas ao lume em banho maria, mas foi há tanto tempo que nunca mais me lembrei que resulta mesmo! O gelado ficou a congelar a noite toda e não foi preciso "bater" a meio para não criar cristais de gelo. Acreditam em mim?

Ingredientes:
- 200 ml de polpa de manga
- 200 ml de natas batidas
- 100 g de açúcar (usei amarelo)
- 3 claras em castelo

Preparação:
Bater as natas geladas até ficarem bem firmes. Adicionar o açúcar e voltar a bater. Acrescentar a polpa de manga (deixar um pouco para o final) e misturar com uma colher delicadamente. Bater as claras em castelo e envolver como uma colher aos poucos no preparado anterior e sem bater com a colher no recipiente para as bolhas de ar não desaparecerem. Colocar na caixa de ir ao congelador e com a ajuda de uma pequena colher colocar a polpa de manga por cima e fazer pequenos círculos para o gelado ficar mais bonito. É claro que é opcional. Levar ao congelador sem preocupações. No outro dia está pronto a comer e bem cremoso. Bjs e bom fim de semana.