segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Panquecas Com Sementes De Papoila


Como qualquer amante de culinária, o meu momento merecedor depois de um dia intenso a cumprir o meu papel de mulher, mãe, profissional e dona de casa, é quando todos se deitam e eu fico pela sala horas a fio a ver o meu canal preferido, o 24kitchen, desde o primeiro dia que ele entrou em minha casa. No início as repetições eram constantes, mas eu saboreava cada programa como se fosse sempre a primeira vez. Há obviamente efeitos secundários nestas horas a fio a visualizar programas de culinária, que passam por me abrir o apetite e ter de ir comer, mas quis o destino que eu tivesse um metabolismo rápido e a balança não dita peso a mais. E tudo isto para dizer que fiz as panquecas da Filipa Gomes, a nova cara do "Prato do Dia 2" e adorei. As claras em castelo fazem a diferença das que costumo habitualmente fazer. Acompanhei com o meu doce de nectarina com licor de poejos e em breve também darei a receita. 

Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- 1 pitada de sal 
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
- 2 ovos separados (usei médios)
- 125 g de queijo ricotta
- 100 ml de leite (usei magro)
- óleo para untar q.b.

Preparação:

Peneirar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal para uma taça. Juntar as raspas de laranja e as sementes de papoila e misturar bem. Separar os ovos. Juntar as gemas à farinha e envolver. Acrescentar o queijo ricotta e misturar novamente. Verter o leite aos poucos e misturar até ficar tudo homogéneo. À parte bater as claras em castelo e aos poucos ir envolvendo no preparado anterior. Untar uma frigideira com óleo retirando o excesso com um papel absorvente e levar ao lume. Quando estiver quente, colocar colheradas de massa e quando começar a borbulhar, está na altura de virar. Repetir o processo. Acompanhei com doce caseiro de nectariana. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Adoro panquecas , vou trazer esta tua para experimentar!
    Beijinho doce e boa semana ! :)

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas e fofas! Que belo pequeno almoço...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram umas panquecas fantásticas, vou ter de experimentar! Já fiz com as claras em separado, e de facto faz alguma diferença...

    Estas vão para a minha lista de receitas a fazer! :)*

    ResponderEliminar
  4. Obrigada! Levem a receita, pois ficam muito boas. beijocas

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso...
    Gostava de experimentar a receita... seria possível dizer a quantidade que utilizou de farinha, em gramas?

    Obrigada pela partilha...

    SaraD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, a chávena que usei foi de chá e dá cerca de 200g de farinha. Experimenta que ficam muito fofas com as claras batidas.

      Eliminar
  6. Olá... Obrigada pela resposta.
    Já fiz e adorei...

    Beijinho grande e muito sucesso para o blog...

    ResponderEliminar