terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cuscuz De Rúcula Com Potas E Legumes


Os dias frios deixam-me sempre com menos vontade de partilhar as minhas receitas, fruto de muita preguiça. O sol põe-se mais cedo e nunca vou a tempo de fotografar com a luz natural que tanto aprecio. Nesses dias o que me vale é ser casada com um fotógrafo e há sempre uma máquina melhor que a minha para fotografar dentro de casa e que eu saiba mexer claro. Não é segredo nenhum que tenho uma paixão secreta por cuscuz e desta vez combinei com potas, uma variação às lulas bem mais económica. É certo que dá algum trabalho a arranjar, mas com amor tudo se faz.

Ingredientes para 3 pessoas:
- 1 kg de potas congeladas
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho

- 1/2 alho francês (só a parte branca)
- 1 mão cheia de rosetas de bróculos
- 1 cenoura
- 12 tomates cereja
150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 100g de rúcula
- sal q.b.
- molho de soja q.b.
- molho picante q.b.
- azeite virgem q.b.

Preparação:

Arranjar as potas, retirando todo o interior e a membrana fina do "corpo". Cortar às tiras e os tentáculos ao meio. Temperar com sal, molho de soja e molho picante a gosto.
Aquecer uma frigideira com um fio de azeite. Adicionar os pimentos cortados aos quadrados pequenos, o alho francês às rodelas largas e depois às tiras finas e deixar cozinhar até ficarem bem macios. Acrescentar as potas e cozinhar até ficarem tenras. Acrescentar por fim as rosetas de bróculos, a cenoura cortada (com o descascador das batatas) às tiras finas no sentido longitudinal e os tomates cereja inteiros. Cozinhar apenas uns minutos, para os legumes ficarem crocantes.
No robot de cozinha triturar a rúcula. Colocar o cuscuz numa tigela e verter água a ferver, juntamente com uma pitada de sal e um fio de azeite. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo e misturar com a rúcula. Servir o cuscuz quente e com as potas por cima. Boa Semana a todas/os!

4 comentários:

  1. Apresentação Magnifica.

    Temos passatempo de Natal a decorrer no Blog... participa e habilita-te a um belo prémio!

    http://pratosquefalam.blogspot.pt/2013/11/passatempo-pratos-no-natal.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma refeição bem colorida!

    ResponderEliminar
  3. Epá... que maravilha!!!Não fosse eu estar bichosa ( um virus qualquer no estomago!! ) que fazia já para o meu jantar! Até porque tenho tudo o que é preciso!!! Mas vou fazer!!! ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro cuscus e achei a tua sugestão uma verdadeira delicia
    bj

    ResponderEliminar