terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

4 Anos D' O Meu Tempero

Por norma não festejo este dia, mas este ano apetece-me contrariar a minha essência. São 4 anos que mudaram a minha rotina para melhor, porque um hobby faz bem a toda a gente. Não tenho nenhum rótulo importante, apenas sou uma mulher que tem dentro de si uma enorme paixão pela culinária. Aprendo com os livros, pesquisas na internet, inspiro-me aqui e ali, e gosto muito de aprender com o contacto real com as pessoas e as suas próprias experiências culinárias. Sou praticamente uma "ladra" de receitas de família e sinto-me privilegiada quando elas vêm parar à minha mão. Não posso comprar todos os livros, mas dou por mim tantas vezes nas livrarias a devorar livros de culinária que nem dou pelo tempo passar. 

Foram 4 anos que tentei dar o meu melhor. Fiz receitas novas e melhorei outras, porque há sempre espaço para melhorar na minha cozinha, pois quanto mais aprendo, mais ignorante e estúpida me sinto. Continuo a ser uma pessoa pouco segura quando as coisas tornam-se demasiado sérias e já perdi algumas oportunidades por este pequeno defeito na minha personalidade.

Fui e sou muito feliz aqui, acho que preenchi um vazio que na altura não fazia ideia que pudesse ser preenchido com um blogue e há 4 anos atrás, no mesmo dia que hoje, iniciou esta aventura.

Tenho a agradecer ao "mais-que-tudo" porque foi ao vasculhar umas fotos de família, de onde encontrei uma fotografia tirada por ele em jeito de recordação, de um patético prato que fiz, e essa mesma fotografia originou o clique e por conseguinte o 1º Post. Nesse dia cheguei a casa eufórica a dizer que tinha um blogue e nem sequer estava ainda ao meu gosto. Passei muitos dias no blogue a alterar, experimentar e a chegar até onde me sentia confortável, por isso mantenho-o igual até hoje. Uns dias depois o "mais-que-tudo" ofereceu-me um portátil que até hoje está na mesa da cozinha e é lá que é o meu "escritório", as minhas coisas, os meus apontamentos, livros que estou a ler, e na ponta da mesa a taça da fruta, só para não parecer que sou egoísta. Depois vieram os problemas com as fotos. Havia que captar boas imagens e a ajuda dele também foi preciosa. Havia sempre uma máquina para me emprestar daquelas mais simples que eu pudesse compreender. Outros dias havia ajuda dele como profissional ou mesmo o empréstimo de uma dessas máquinas profissionais, (em modo automático claro), quando a luz natural era pouca para as outras máquinas, mas, eu queria a minha libertação e tempos depois ele ajudou-me a escolher uma pequena máquina para "totós" como eu, e aí senti realmente que estava por minha conta, e isto não quer dizer que não possa pedir-lhe ajuda quando estou mais atrapalhada. Tenho os meus truques, a luz natural é sempre a minha melhor aliada. Este inverno decidi não me preocupar com as receitas dos jantares, procurando captar as receitas do fim de semana e sentir a liberdade que nos outros dias à noite ao jantar não sentia. E posso dizer que sou muito mais feliz assim. As minhas refeições durante a semana tornaram-se bem mais tranquilas. Não há luz, não se capta a imagem, pois tenho uma vida toda para mostrar as minhas receitas e parece que o mundo afinal não acaba amanhã. O que não quer dizer que apesar disto ontem à noite fotografei o meu entrecosto assado no forno...

Continuo a ser uma pessoa simples, não tenho grandes gadget´s e máquinas ajudantes de cozinha. Para mim, sou muito feliz com a minha colher de pau, o meu robot de cozinha de 40 euros, a varinha mágica e pouco mais. 

Não dou qualquer importância ao número de seguidores que tenho, nem sequer faço por isso, dou muito mais valor a quem me segue por espontaneidade, porque é assim que sou também. Gosto que me sigam porque gostam de aqui vir e tornem a voltar porque não resistem a isso. Gosto sim, dos comentários e dos emails que vou recebendo. E criei o hábito, há algum tempo atrás, de responder a todos os comentários, para o caso de alguém esperar uma resposta, nem que fosse um simples olá ou um beijinho.

Não sou profissional na área, aliás o meu trabalho tem a ver com papéis, portanto tenho toda uma margem para errar, afinal o mundo não é perfeito e eu também não!

Obrigada a todas/os por me lerem! Obrigada do coração!


Carla Sousa

28 comentários:

  1. Adorei este post Carla, no fundo o que interessa é publicarmos aquilo que gostamos e fazermos o que nos traz felicidade. E disso, tu transmites muito ;)
    beijinho grande
    Raquelita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquelita! Que miminho bom o teu comentário. Fiz o melhor que podia nestes 4 anos, e apesar de haver post´s que acho um pouco inferiores, não me posso envergonhar do que já fiz para trás e sim ir melhorando. beijoca grande grande também para ti.

      Eliminar
  2. Muitos parabéns Carla, pelos 4 anos de partilhas que só hoje descobri !
    Mas ainda muito a tempo de espreitar o que de bom tem feito aqui !
    Adorei o texto, felicidades !

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vens muito a tempo. Sê bem vinda! Volta sempre que queiras. Obrigada do coração pelo simpático comentário. É sempre importante para nos dar mais força a não desistir. Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
  3. Ohhhhhh.. Gostei tanto deste post! É por isso que gosto tanto do teu blog, é genuíno e tem sempre coisas que mesmo uma naba como eu pode tentar fazer.
    E é bom quando conseguimos esse equilíbrio, um blog que nos completa mas não se impõe e não é mais uma fonte de stress! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Foi sentido e profundo e sem grandes formatações, que é assim que eu mais gosto. Dizer aquilo penso, sem pensar muito no que digo ;). E já somos duas nabas, porque eu acho que ainda tenho muito e mais ainda para aprender. Obrigada mais uma vez pelo simpático comentário. São sempre importantes para mim. Um beijinho.

      Eliminar
  4. Muitos parabéns pelos 4 anos e que venham muitos mais, fui ver o teu primeiro post e é bem notória como evoluíste, acho que alem de o blogue ser um "diário" é um diário que nos ensina muito, e nos faz pensar como podemos melhorar alguma receita.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, que miminho bom! Dares-te ao trabalho de espreitar o 1º post. Fiz o melhor que pude ao longo destes 4 anos e espero fazer mais e melhor nos seguintes e que agrade a todos, se é que isto é possível. Um beijinho e continuação de boas receitas também.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns minha querida Carla e venham mais, muitos mais.
    Obrigada por todas as tuas partilas!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Mariana por todas as tuas visitas e comentários, apesar de seres uma mãe bem ocupada com os teus lindos filhotes. Além também de teres sempre receitas tão boas no teu blogue. Um dia que for para os teus lados, vou querer dar-te um beijinho pessoalmente. beijoca grande grande.

      Eliminar
  6. Muitos parabéns e obrigada pela partilha e que continue durante muitos e bons anos.
    Concordo a 100% com esse texto e o importante é mesmo ter um hobby (tb comecei assim).
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susy. Eu é que agradeço a visita e os sempre simpáticos comentários. Um hobby faz bem a toda a gente ;). Manter a cabeça ocupada ainda por cima com coisas que adoramos fazer, é mesmo bom. beijocas

      Eliminar
  7. Olá Carla!
    Muitos parabéns pelas partilhas que ofereceste no decorrer destes 4 anos. Da cozinha os sabores e aromas, e, das teclas do PC, o nascer de textos que me encantaram e mostraram que eras especial. Desejo, que nos acompanhes por muito tempo com as delícias do tempero e as da escrita.
    Beijinho

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Rosa que palavras tão bonitas para mim. Senti-me especial e só por isso já valeu a pena ter escrito este texto. Obrigada do coração Rosa. Há dias que estas palavras nos sabem pela vida. Beijinho grande grande e continuação de bons cozinhados, que eu bem sei que são bons.

      Eliminar
  8. Muitos parabéns, eu gosto muito de te seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa, eu bem sei que tu estás sempre presente e nunca falhas! beijocas

      Eliminar
  9. Depois de 4 anos obviamente estás de Parabéns! E o teu blog também! Podes orgulhar-te do que criaste e conseguiste pois tens um blog maravilhoso, que adoro seguir. E adoro ler-te. Adoro como as coisas te saem da boca para fora (ou devo dizer das mãos para fora?!) com alma e coração (pelo menos assim me parece ser)! E compreendo-te tão bem em diversas coisas. Também passo a vida a "roubar" receitas e não consigo ir a uma livraria sem espreitar os livros de culinária. Já me convenci que não posso comprar todos e a era do digital também me veio facilitar a vida nesse aspeto (na minha adolescência gastava a minha mesada em revistas de culinária enquanto que as minhas amigas gastavam em guloseimas e coisas fúteis, eu era gozada por isso mas não me importava porque aquelas revistas faziam-me realmente feliz). Para mim cozinhar é um hobby e sobretudo uma grande paixão. E uma terapia. E só não tenho um blog de culinária porque sou péssima fotógrafa culinária! Bem, mas não estou aqui para falar de mim. Queria mesmo felicitar-te por estes 4 maravilhosos anos. Esperemos que venham mais 4 e mais 4 e mais 4... Que perdure até seres bem velhinha, mesmo que andes de bengala, e nessa altura podes socorrer-te do teu "piolho encardido" e quem sabe dos teus netos para te ajudarem a fotografar os teus maravilhosos pratos! E quem por aqui não passa não sabe o que anda a perder! O teu Tempero é um espectáculo! Tudo de bom Carla. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas doces palavras. Que miminho tão bom para mim. Eu que até não ligo a comemorar estas datas, só por estas palavras já valeu tão a pena. Saber que toco assim em algumas leitoras faz-me pensar que não estou aqui em vão e isto é mais que passar o tempo para mim. E porque não fazeres um blogue e demonstrares ao mundo a tua paixão também? Olha que é bem mais simples do que pensas. Atreve-te! Se precisares de dicas ou ajuda conta comigo para te ajudar no que puder. E quem sabe daqui a 4 anos sou eu que te escrevo um comentário tão delicioso como o teu... beijinhos grandes grandes

      Eliminar
    2. De facto tenho um blog que começou por ser um blog de culinária (há 4 anos atrás também!). Mas eu simplesmente não conseguia dispensar o tempo que insistia ser necessário para manter um blog desse género e além do mais a qualidade das fotos não me satisfazia minimamente. Não sou nenhuma pro mas, modéstia à parte, considero que cozinho bastante bem! Sentia que que as imagens não transmitiam o quão saborosos eram os pratos. Por estas e por outras razões revolvi transformar o blog num espaço de dicas, sugestões, etc. Isso exigia menos de mim e não necessitava de ser alimentado quase todos os dias. A minha falta de tempo também não me permitia trabalhar e aperfeiçoar as fotos como eu gostava. Sou empresária e isso ocupa-me bastante (convido-te a visitar a minha loja on-line: www.papelariadoclaudio.pt) e tenho 3 filhotes pequenos que exigem, merecidamente, muito do meu tempo. Na hora de comer estão todos tão ansiosos por provarem as minhas iguarias que detestava fazê-los esperar para estar a tirar fotos. Quem sabe um dia mais tarde não volte a publicar receitas! Neste teu post falavas do facto de não teres grandes gadgets e de fazeres uso da tua colher de pau. Sabes, tenho uma bimby. Comprei-a apenas com o intuito de fazer sopa! Ridículo, eu sei, mas é verdade! Depois de ter os meus filhos fiquei super esquecida. Queimava a sopa e os tachos constantemente! O meu marido incentivou-me várias vezes a comprar uma bimby antes que um mal maior acontecesse. Eu resisti sempre, mas chegou o dia que não deu mais. Depois de muito ponderar lá fiz a vontade ao meu marido. E não é que hoje continuo a usar a bimby basicamente só para sopas! Não consigo livrar-me da minha batedeira, iogurteira, colher de pau, a pequena picadora, varinha mágica, etc. Depois de ler tantos relatos sobre cozinheiras que baniram da sua cozinha todos os electrodomésticos só para dar lugar à bimby, achei que eu era a única à face da terra a gostar de fazer uso dos electrodomésticos à moda antiga! Devo dizer que há coisas que a bimby faz muito bem e que nos poupa imenso tempo (açúcar em pó, por exemplo, é caro e na bimby faz-se num abrir e fechar de olhos). Mas gosto de ver os pratos a evoluírem de forma mais artesanal possível! E isso é um dos motivos pelos quais gosto tanto do teu blog. Quase sempre são receitas fáceis, algo rápidas e que podemos fazer quase sem recorrer a electrodomésticos. Desculpa, mais uma vez alonguei-me na escrita mas isto tinha ficado por dizer!

      Eliminar
    3. Não é fácil de todo manter um blogue e eu também me revejo nas palavras que escreveste. A malta à espera da comida e eu a fotografar na varanda... Bem, tive de arranjar uma solução para gerir melhor isso e confesso que sou bem mais feliz assim. Este blogue é um hobby, e um hobby tem de ser agradável e não nos fazer andar em stresses desnecessários. 3 filhos é dose, eu só tenho um e já me queixo. Mas tudo se consegue. Bem, quanto à bimby eu ainda sou uma antiquada, adoro o cheirinho a sair da panela, poder ir espreitando e mexendo com a colher de pau. Mas, nunca digo nunca... As minhas receitas penso que são bem simples, porque é assim que me identifico agora. Gosto de cozinhar de maneira descontraída, embora haja alturas que me apetece fazer uns pratos mais "gourmet", mas no geral é comida de conforto que me enche a alma por agora. Digo por agora, porque estamos sempre a evoluir e a alterar as coisas que nos vão fazendo felizes. beijinhos e tudo de bom. E vou espreitar já de seguida a papelaria.

      Eliminar
  10. Parabéns e concordo plenamente contigo, é um hoby delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/linguica-com-grao-de-bico.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! Temos de ocupar bem o nosso tempo e se for a cozinhar, para mim é cinco estrelas! (não me ponham é a arrumar a casa eheheh)

      Eliminar
  11. Muitos parabéns que continue o seu trabalho de grande qualidade!

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de ti! Não sei porquê... ou até sei! Identifico-me! És espontânea, simples e dás valor às pequenas coisas.
    Também eu começo a "atrofiar" quando as coisas estão a ser muito sérias!
    Muitos Parabéns pelos 4 anos e que venham mais! :)
    Espero ler-te e aprender contigo sempre.
    Um beijinho grande,
    Sarinha,
    No Conforto da Minha Cozinha❣

    P.S. A luz natural está a ficar por mais tempo nos nosso dias! Yeah!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara que querida que foste para mim com este simpático comentário. Gostei muito por saber que te identificas comigo. É óbvio que não posso agradar a todos... Ai a luz natural, que alegria quando ela dura até mais tarde. Beijocas e continuação de boas receitas e pataniscas ;)

      Eliminar
  13. Parabéns.
    Continuação de tudo de bom ou/e ainda melhor. Ainda bem que descobriste este gosto e que lhe deste vida, 4anos :) És uma grande e valiosa mulher.
    Beijo
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada miúda! beijocas grandes com saudades dos nossos velhos tempos.

      Eliminar