terça-feira, 30 de agosto de 2016

Favas com chouriço e bacon

Eu emagreci 3 quilos nas férias. Para muitas mulheres isto seria uma grande alegria, para mim é o oposto. Sempre fui elegante, e os meus 47/48 quilos tenho em crer que serão eternos devido à minha genética e também à vida não sedentária que levo. A correria das férias e afins levou-me os quilos e lá andei em busca de os recuperar depois de umas semanas sem qualquer apetite. Favas fizeram parte da ementa de agosto por duas vezes, mas fi-las mais leves que as habituais, receita da minha mãe emprestada, para assim aos poucos ir sentido vontade de comer normalmente. E assim foi, o cheirinho apurado das favas foi abrindo o apetite e o caminho para a normalidade. Eu cá acho que estavam bem boas. E porque sinto muitas vezes a estranheza das pessoas por ter uma enorme paixão por comida e ser magra, tenho mesmo que engordar para me tornar mais credível, pois sempre ouvi dizer que não se deve confiar num cozinheiro magro. Portanto se a Lúcia pode fazer uma feijoada em agosto, eu também posso fazer umas favas!

Ingredientes:
- 1kg de favas congeladas e previamente descongeladas
- 1 cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1/4 de chouriço cortado às rodelas (usei do Fundão PD)
- 150g de bacon fumado cortado às tiras
- 100ml de vinho tinto
- 50ml de polpa de tomate
- 1 colher de chá rasa de pimentão doce
- 200ml de água
- 1 pequeno molho de coentros picados
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- pimenta preta moída q.b.

Preparação:
Levar um tacho grande ao lume com um fio generoso de azeite e a folha de louro. Refogar bem a cebola e o alho. Acrescentar o chouriço, o bacon e deixar a fritar uns minutos para largarem sabor. Adicionar o vinho, a polpa de tomate, o pimentão doce e deixar até o álcool evaporar. Por fim, adicionar as favas, a água e os talos dos coentros picados. Temperar de sal e pimenta e cozinhar tapado até as favas estarem tenras. Nos últimos minutos destapar para apurar o molho. Retificar o tempero se necessário e polvilhar com os restantes coentros. Bom apetite!

6 comentários:

  1. O Verão passado foi trabalhar para um restaurante e perdi 5 kg, sentia -me horrivel , quando sai tratei logo de os recuperar .
    Não sou grande apreciadora e favas mas confesso que essas estão com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  2. 5kg em mim fariam uma grande diferença. Há quem não compreenda que ganhar peso é tão ou mais difícil que perder e desvalorizam muito as pessoas magras quando mostram algum sofrimento em não conseguirem engordar. beijocas

    ResponderEliminar
  3. As tuas favas estão com muitíssimo bom aspeto! É bem verdade, fala-se muito na dificuldade que é perder peso, mas muito pouco na dificuldade que é para algumas pessoas conseguir ganhar peso. Esquecemos-nos que há os dois lados da moeda. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se há e eu sou a prova desse lado. beijinhos e abraço apertado.

      Eliminar
  4. Sofro do mesmo mal, estão sempre a dizer-me que estou magra quando como que sei lá. As únicas alturas em que não ouvia isso era quando estava grávida. Mas depois de os ter o meu peso voltou sempre ao que era e de vez em quando lá vêm "as bocas". É terrível os comentários que fazem às pessoas magras quando não o fazem às pessoas mais gordas, como se ganhar peso não fosse tão difícil como perde-lo!
    Confesso que quando era miúda me incomodava muito, agora não dou importância!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então sofremos as duas do mesmo mal. eu basta ter algum stress que emagreço com muita facilidade, e como já sou elegante de natureza, não posso perder nem um grama. beijinhos e vamos as duas comer muito!

      Eliminar