segunda-feira, 29 de abril de 2019

Paella mista

Mais um fim-de-semana a carregar baterias num sítio que adoramos. Chamamos-lhe "a nossa casa de férias", pois já fomos lá tantas vezes que realmente nos sentimos em casa. 

Um pequeno sítio a meia hora de casa que reúne tudo o que gostamos, praia, piscina, campo, bons restaurantes e uma natureza quase selvagem. Perfeito, mas seria ainda mais se o nosso Scott pudesse ir connosco, porque morremos de saudades dele, apesar de ficar bem tão bem entregue aos cuidados do tio que o mima como nós.

Antes de irmos tivemos tempo para saborear uma paella que tanta controvérsia já gerou em torno dos ingredientes que leva. Quem não se lembra quando o Jamie Oliver usou chouriço na paella, caiu-lhe meio mundo em cima. Eu tentei reunir o máximo de informação possível com a ajuda da internet, dos livros e dos amigos viajados que vão absorvendo conhecimento e partilhando comigo. 

Cá em casa a minha paella foi mista (que me perdoem os valencianos, pois que me parece que não fazem estas misturas), frango, camarão e mexilhão (embora sem a casca), e não ficou tão arrumadinha na paellera como deveria ser, porque tentar meter o "Rossio na Betesga" dá nisto. Mas ficou boa e vou repetir com toda a certeza numa paellera maior com tudo bonitinho, prometo :)

Ingredientes para 3 pessoas:
- 300g de arroz carolino (usar arroz bomba se encontrarem)
- 3 coxas de frango (retirei a pele)
- 6 a 8 camarões com casca (usei tamanho 20/30)
- 150g de miolo de mexilhão congelado
- 150g de miolo de camarão congelado (usei tamanho 80/100)
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 2 tomates médios rama bem maduros
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- vinho branco q.b.
- 1 litro de caldo de galinha (usei caseiro)
- 37g de açafrão (usar açafrão das Índias se preferirem)
- 1 mão cheia de ervilhas (usei congeladas)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- salsa fresca picada q.b.
- gomos de limão q.b.

Preparação:
Levar a paellera ao lume com um fio de azeite e fritar primeiro as coxas do frango já temperadas de sal (assim garantem que ficam bem cozinhadas, e também se a paellera for muito pequena para a quantidade que vão fazer). Retirar e reservar.

Adicionar mais um fio de azeite na mesma paellera e refogar a cebola e o alho. 
Juntar depois o tomate e os pimentos cortados aos cubinhos (deixei umas tiras para decorar no final), até reduzirem um pouco. De seguida aumentar o lume e refrescar com um pouco de vinho branco até o álcool evaporar. 

Juntar o arroz e mexer uma vez. Baixar o lume e adicionar o caldo com os estames de açafrão até cima da paellera. Adicionar mais caldo quando o líquido evaporar. Retificar o tempero de sal se necessário (o meu caldo caseiro já tinha sal).

Quando estiver quase cozido e a fervilhar juntar o frango reservado, o miolo de camarão e mexilhão, os camarões inteiros, as ervilhas congeladas e as tiras de pimentos reservadas.

Apura mais um pouco, desligar o lume e servir polvilhado com salsa e gomos de limão. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Que bela e deliciosa paella!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meio desajeitada que não me cabia tudo na paellera, mas quem manda sou eu e ficou tudo arrumadinho ou neste caso desarrumadinho ;)

      Eliminar