sábado, 18 de janeiro de 2020

Farófias de forno com topping de morango

Dos restos do natal sobraram muitas claras que aos poucos fui aproveitando. As últimas três aguardavam já ansiosas, pois muito tempo no congelador ou com ovos já velhos, pode correr mal em algumas receitas que pedem claras em castelo. Então nada melhor que fazer umas farófias fingidas de forno e com um topping inocente com fruta fresca sem qualquer açúcar. Ficou bem simpático, mas claro que farófias à séria são bem mais gulosas, mas há alturas que temos mesmo de reduzir a quantidade exagerada de açúcar que anda diariamente nas nossas vidas.

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 3 claras de ovos grandes
- 1 colher de sopa de açúcar branco fino por cada clara (coloquei menos)
- 1 colher de café de essência de baunilha 
- manteiga para untar a travessa q.b.
- morangos frescos q.b.

Preparação:
Bater as claras e quando estiverem quase em castelo adicionar aos poucos o açúcar e a essência de baunilha. Bater até ficarem bem firmes e brilhantes. (não bater demasiado; as claras têm de estar à temperatura ambiente; usar um recipiente sem gordura; uma pitada de sal ajuda a estabilizar as claras).

Untar com manteiga a travessa de ir ao forno. Colocar colheradas das claras na travessa. Levar ao forno pré-aquecido a 180º até ficaram douradas. 4 a 5 minutos e estão prontas. Deixar arrefecer.

Para o topping, basta cortar alguns morangos e levar ao lume até estarem desfeitos. Esmagar ou triturar com a varinha mágica Passar pelo coador para retiras as sementes. Servir as farófias com o topping e alguns morangos frescos a gosto. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Mas que aspeto bom!! Que receita mais gulosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com pouco açúcar ;), pois depois das festas precisamos reduzir :)

      Eliminar
  2. Uau que bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar