08 janeiro 2020

Pescada com béchamel e queijo

Há alturas que me sinto menos criativa, parece que já cozinhei tudo o que havia para cozinhar, mas não, óbvio que não, há um mundo inteiro de receitas que desconheço. Viajar, trocar ideias, conhecer pessoas com o mesmo interesse na cozinha que eu, é assim que nos vamos inspirando, aqui e ali, e quando a inspiração não vem, vou cozinhando as receitas de sempre, como esta pescada com béchamel que costumo fazer com batata palha de compra quando o tempo e a preguiça falam mais alto. Hoje não, hoje descasquei batatas e fritei-as e azeite do bom. Ficou bom, assim a fazer lembrar o bacalhau com natas, mas sem o bacalhau e as natas.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 postas grandes de pescada
- 800g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 1 cebola cortada em meias luas finas
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
Para o molho béchamel:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1colher de sopa cheia de farinha de trigo
- 500ml de leite
- 4 colheres de sopa de queijo ralado (usei Emmental)
- sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:
Cozer a pescada, limpar de pele e espinhas e desfiar.
Fritar as batatas em azeite quente. Escorrer em papel absorvente à medida que vão sendo fritas.
Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite e a folha de louro, e refogar ligeiramente a cebola e o alho.

Para o molho béchamel, levar uma panela ao lume com a manteiga. Assim que derreter juntar a farinha e mexer rapidamente. Retirar do lume, verter o leite aos poucos e mexer com a vara de arames para evitar criar grumos. Levar ao lume médio novamente e mexer até engrossar. Temperar de sal, pimenta, noz moscada a gosto, e no final adicionar o queijo ralado.

Misturar na cebolada, as batatas fritas e a pescada, unir tudo com o béchamel e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Levar ao forno pré-aquecido para aquecer e gratinar. Servir quente com uma salada verde. Bom apetite!

2 comentários:

  1. ÓTIMO ASPECTO, DEVIA ESTAR DIVINAL, E A FOTOGRAFIA ESTÁ EXCELENTE.BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Fica muito guloso e muito simples de fazer. Assim o miúdo não reclama da pescada ;), além que eu troco-lhe logo as voltas e digo que é bacalhau ;)

      Eliminar