segunda-feira, 20 de abril de 2020

Esses de Azeitão

O Meu Tempero

Dias difíceis pedem bolinhos secos, simples mas deliciosos e que nos transportam para outros tempos de infância. Eu gostei tanto de os comer, como de fazê-los e a receita fui espreitar a do Chefe Silva no seu livro "Doçaria Tradicional Portuguesa" de 2000 que tenho autografado e que guardo com carinho. A receita pede um ovo, mas na necessidade de unir a massa acrescentar mais uma gema ou duas, eu pus 3 ovos médios, pois tudo depende da humidade do açúcar, da farinha e do tamanho dos ovos. A massa vai falando connosco, é só saber "ouvi-la".

Ingredientes para 30 bolinhos:
- 500g de farinha de trigo (usei T55)
- 250g de açúcar amarelo peneirado
- 50g de manteiga amolecida
- 1 pitada de sal fino
- 1 pitada de canela em pó
- 3 ovos  tamanho M à temperatura ambiente
(a receita pede 1 ovo (provavelmente XL) e mais 1 a 2 gemas se necessário)
- farinha para polvilhar a bancada
- manteiga para untar o tabuleiro (usei papel vegetal)

Preparação:
Misturar a farinha com o açúcar, a manteiga, a canela, o sal e os ovos. Juntando 1 ovo de cada vez até a massa ficar bem unida (dependendo do tamanho dos ovos). Demora um pouco mas continuamos a amassar até a massa unir bem.

Polvilhar a bancada com farinha (não é necessário muita).

Dividir a massa em pequenas porções (eu pesei cada porção sensivelmente 30g). 
Cada pedaço fazer um rolinho e depois formar o "S". 

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal ou untar com manteiga, e alinhar os "S" separados uns dos outros.

Levar ao forno pré-aquecido a 160º, cerca de 25 minutos. Deixar arrefecer por completo numa grelha antes de guardar. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário