sexta-feira, 24 de abril de 2020

Almôndegas de vaca com legumes, e molho de caril com queijo Quark

O Meu Tempero

Hoje foi dia de receber os queijos Santiago e assim que chegaram cá a casa, soube logo que destino ia dar à carne picada que já estava a descongelar desde ontem à noite. Cansei-me tanto de bolonhesa que sabia que não seria opção. Lembrei-me logo de preparar umas almôndegas, tenho várias receitas pelo blogue e faltava esta com caril e queijo Quark, para fugir ao habitual e mais tradicional leite de coco. Juntei à carne, cenoura e courgette, além de renderem mais, fica igualmente saboroso, desta vez também juntei um ovo para unir melhor a carne, mas a maioria das vezes não ponho, gosto delas imperfeitas e assim todos percebem que saíram das minhas mãos. O caril foi a mistura de compra, mas gosto muito desta que faço cá por casa

Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 600g de carne picada de vaca
- 1 cenoura pequena ralada
- 1/2 courgette pequena ralada (deixei a casca)
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados (usei os talos também)
- 1 ovo tamanho M
- 4 colheres de sopa de pão ralado
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa rasa de caril
- 1 queijo Quark Santiago
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- azeite
- gomos de limão q.b.

Preparação:
Numa taça misturar a carne com a cenoura e a courgette bem espremidas para perderem o líquido, os coentros (reservar alguns para servir), o ovo e o pão ralado. Temperar de sal e pimenta. Se necessário juntar mais pão ralado. Moldar as almôndegas e reservar (deu para 22 unidades).

Levar um tacho ao lume e refogar a cebola e o alho (que entra sempre depois para não queimar). Juntar o caril, mexer, e deixar alguns segundos. 

Selar as almôndegas de ambos os lados, juntar um pouco de água (não é necessário muita), tapar e deixar a fervilhar até estarem cozinhadas.

Retirar as almôndegas do tacho e juntar à panela o queijo Quark. Mexer bem e retificar o tempero se necessário. Para um molho mais limpo e aveludado, triturar com a varinha mágica.

Servir as almôndegas com o molho, polvilhar com coentros frescos e servir com gomos de limão,  acompanhar com puré de batata ou arroz basmati. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário