quinta-feira, 28 de julho de 2011

Férias e Um Coração Destroçado

Também eu vou de férias. Voltarei assim que se justificar. Levo comigo a vossa simpatia, o vosso carinho e quero acreditar, que a vossa sinceridade. É tudo o que peço. Seja ela dura ou não. Levo a alma aliviada, mas o coração destroçado. Alguém destroçou o meu coração. De tão partido que ficou vai ser certamente um desafio reconstrui-lo, tal puzzle de 1000 peças. Nada é impossível. É preciso acreditar em nós. Tudo de bom que levo da vida são recordações guardadas no meu coração, sempre dispostas a saírem da boca para serem revividas. Pessoas, momentos, ou pensamentos que marcaram a diferença estarão sempre comigo. Mas estou triste e desapontada com as pessoas. Parte de mim ainda luta para não desistir deste mundo fútil em que vivemos. E hoje dei comigo a pensar, que há muito tempo ninguém me diz o quanto eu marquei a diferença nas suas vidas e se eu morresse hoje, morria sem mais essa recordação no meu coração. Custa? Custa falar, ser honesto/a, expressar os sentimentos? Já pensaram na diferença que isso faria numa pessoa como eu? Um dia acordei e percebi, que todos se aproveitam da minha doce ingenuidade. Do meu desculpar sempre tudo e todos. Alguém ultimamente já se deu ao trabalho de me agradecer, de me abraçar? É tudo o que me faz feliz. Esqueçam as prendas caras, esqueçam isso tudo. E que tal um abraço apertado, que tal? Que tal aquele abraço que nem precisa de legendas, que tal apertarem-me com tanta força e não quererem largarem-me mais? Custa? E a mim, não me custou todos os sacrifícios que fiz pelas pessoas que me rodeiam? Mas nem tudo é negativo neste meu coração destroçado, guardo grandes momentos e boas gargalhadas. A minha querida amiga que morreu faz amanhã 3 anos fez de mim o ser mais belo e ainda hoje recordo. Marquei a diferença na vida dela e a dela marcou para sempre a esperança que poderei vir ainda a ter no ser humano. Doente, enganou-me durante largos meses, fingindo que quando estivesse melhor ia a minha casa. E eu dizia-lhe: “Eu vou-te buscar e levo-te”. E ela mentiu-me, enganou-me, escondeu-me e fez de tudo para eu não sofrer. Foi lindo demais. Recordo isso como uma das melhoras coisas que me fizeram sentir. E no dia da sua morte senti o quão importante eu fui para ela, mesmo não estando presente nos seus últimos dias. Falava com ela diariamente por telefone ou pela internet. Ingenuamente ajudei-a a encontrar, pelo menos tentei, amigos em comum. E afinal ela queria era despedir-se de todos, um a um. E a mim sempre me dizia: “Depois quando estiver melhor a gente combina qualquer coisa”. No dia da sua morte estranhei a sua ausência e liguei-lhe e senti que estava perto do fim, e que afinal ela sabia-o bem. Disse-me : "Adeus"... e eu respondi: “Adeus amiga fica bem”. E morreu… Não há carro novo, telemóveis topo de gama, casas com piscina, que me darão aquilo que ela me deu.
O meu coração vai destroçado, esperando que eu mesma cole todos os pedaços. Pois tudo está nas minhas mãos. E no dia que não estiver, é porque desisti eu mesma de mim. Falta-me as forças para ir de mochila às costas, à procura da Carla. E a vontade de encontra-la é pouca, porque neste momento só lhe diria: “Vai, voa e liberta-te de mim!”
Estou muito longe de atingir a perfeição, muito mesmo. Mas estou mais perto que muitos humanos. Também magoo, também digo disparates, mas não descanso enquanto não remendo o mal que provoquei. E faço-o até à exaustão.
E assim tomei o vosso tempo. Se magoei alguém, já sabem, é só me dizerem que eu emendo o mal que fiz. Aprendi que pedir desculpa é das melhoras qualidades que podemos ter. Mas é preciso sentir, sentir verdadeiramente.
Por isso sugiro, sejam verdadeiros, amigos, ajudem-se e deixem-se ser ajudadas/os. A vida resume-se a isto. Sejam felizes. Um abraço apertado a todas/os.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Espirais de Queijo e Fiambre

Um dia destes apetecia-me qualquer coisa, apetecia-me algo diferente num lanchinho. Fui ao meu livrinho das "Entradas e Petiscos - Anne Wilson" e lá me inspirei nesta receita. Alterando o recheio para ficar ao gosto de graúdos e miúdos. Fiz uma batota, pequenina tá? Não zanguem! Depois de fazer eu a própria a massa, achei que os rolinhos ficaram massudos e não gostei. Foram direitinhos para o lixo. Mas teimosa como sou, ía faze-los de novo mas faltava a farinha em casa. Fui ao mini mercado lá da rua, ups, já estava fechado. Que chatice pá! E vai daí que me lembrei que tinha uma placa de massa quebrada de compra. Ah pois é, não fui vencida pelo cansaço. E aqui estão. Simples e com sabor a pizza.

Ingredientes:
- 1 placa de massa quebrada (de compra)
- polpa de tomate
- orégãos
- fiambre aos cubinhos
- queijo ralado
- 1 gema de ovo

Confecção:
Estende-se a massa e corta-se em rectângulo. Depois é só barrar a gosto com o tomate, polvilhar com os orégãos, dispor o queijo e o fiambre a gosto. Enrolar como se fosse uma torta, pincelar a massa com gema de ovo batida, cortar às fatias com uma boa faca. Colocar no forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30 minutos ou até estar cozida. Tudo depende do forno de cada um/a. E já está! Fácil não é?

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Salada de Pêra com Queijo Brie

Mais uma salada simples e do meu agrado, que tal como a salada grega foi retirada do livro "Saladas Deliciosas de Anne Wilson", tendo esta última algumas alterações. Compõe com uma sopa, uma refeição mais leve.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 8 folhas grandes de alface
- 3 pêras
- 125g de queijo brie
- miolo de amêndoas granuladas q.b.
- sumo de limão q.b.

Para o molho:
- 2 colheres de chá de manjericão seco
- 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
- sal q.b.
- azeite q.b.

Confecção:
Depois de lavada e bem escorrida cortar a alface às "tiras". As pêras ao meio e depois aos quartos, retirar as sementes e cortar às fatias. Temperar com um pouco de sumo de limão e reservar. Cortar o queijo brie aos cubos. Dispõe-se num prato fundo a alface, as pêras e o queijo  brie. Coloca-se os ingredientes para o molho num frasquinho com tampa, agita-se muito bem e deite sobre a salada. Decora-se com as amêndoas granuladas. Espero que gostem.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Salada Grega

Poupa-se no tempo, na saúde e na carteira e não me vi grega para a fazer! Fresca, de sabor acentuado e estaladiça (sim estaladiça, não me enganei!). Se eu gostei vocês também gostarão!


Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 tomates
- 1/2 pimento verde
- 1 cebola pequena
- 1 pepino
- 100g (+-) queijo feta
- azeitonas pretas q.b.
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.

Confecção:
Cortar os tomates em quartos e depois às fatias, o pimento longitudinalmente e retirar as sementes, cortar às tirinhas, tal como o pimento verde, a cebola ao meio e depois às rodelas, e o queijo aos cubinhos. Colocar as azeitonas por cima. Temperar com azeite e limão.

Nota: Uso sempre a técnica do frasco. Tenho um frasquinho com tampa onde misturo sempre os temperos, abano energéticamente e fica muito melhor. Não usei sal porque o queijo feta cumpre bem esse papel.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Lumaconis Recheados Com Carne Picada

A ginástica que diariamente fazemos, esticamos e encolhemos, ajudamos e não vivemos. Fazemos o tempo ter mais tempo, quando queremos fazer tudo ao mesmo tempo. As mulheres, ai as mulheres, seres inquebráveis, maleáveis, fortes e destemidos. Mulheres valentes e grandes mentes. Ponham-nos a organizar o Mundo, a arrumar as ideias e a cozinhar um novo modelo económico! Mulheres o quanto me orgulho de vos pertencer. Não quebro, estou de pedra e cal e a ninguém desejo mal. Altruísmo é o meu pior defeito, e trato o egoísmo por você. Hoje apetece-me dedicar o dia a todas as mulheres, por estas e outras tantas razões. Nós merecemos! Um beijinho para todas!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 250g (+-) massa Lumaconi
- 750g (+-) carne picada porco e vaca
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- sal
- pimenta
- azeite
- queijo ralado
Para o molho:
- 3 tomates maduros
- 2 colheres de chá de orégãos
- 100g polpa de tomate
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de vinagre vinho tinto
- sal e azeite

Preparação:
Num tacho com azeite refoga-se a cebola e o alho picado e a folha de louro. Acrescenta-se a carne e cozinha-se em lume médio. Tempera-se de sal e pimenta e reserva-se. Numa panela com água a ferver, um pouco de sal e um fio de azeite, coze-se a massa até estar "al dente". Escorre-se e deixa-se arrefecer um pouco. Cuidadosamente rechea-se a massa com a carne picada e dispõe-se num pirex. Para o molho, basta cortar os tomates já livres de peles e sementes aos cubinhos e refogar no azeite. Acrescentar depois os restantes ingredientes e deixar cozinhar até o tomate estar quase desfeito. Se for caso disso acrescentar umas colheres de água. Se preferirem depois podem triturar grosseiramente o molho com a varinha mágica (eu fiz). Verte-se o molho na massa e polvilha-se com queijo ralado. Vai ao forno a 200º, aproximadamente 15 minutos, ou até o queijo estar derretido. Serve-se e decora-se com salsa fresca picada ou seca.

Dica: Se faltar o queijo ralado em casa, as fatias de queijo flamengo por exemplo, podem ser picadas na "123" muito facilmente, que foi como fiz desta vez.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de Chocolate da Tia Graça


Pois é, cá estou em prática intensiva de fazer bolos para melhorar a minha performance de pasteleira. Tenho "guardado" alguns conselhos e dicas e as coisinhas estão a melhorar cá por casa, ao ponto de Sábado à uma da manhã quando acabei de fazer o bolinho e proibi de lhe tocarem até de manhã, para poder fotografa-lo com a luz natural do dia, me quererem dar 5 € por uma fatiazinha. Depois de tanta imploração lá cedi...
A receita foi gentilmente cedida pela minha irmã Graça, que ao ver o sobrinho comer duas fatias do bolo dela, passou-me a receita para eu também poder brilhar lá por casa.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 chávenas de chá de açúcar (usei amarelo)
- 2 chávenas de chá de farinha de trigo
- 1 chávena de chá de óleo
- 1 tablete de chocolate culinária (derretido e arrefecido)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 chávena de chá de água quente

Confecção:
Bate-se todos os ingredientes, excepto a água. Depois de bem misturado acrescenta-se a água quente e bate-se novamente. Coloca-se numa forma já untada de margarina ou manteiga e polvilhada com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 150º, aproximadamente 40 minutos. E pronto lá fiz um bolo que apesar de parecer crú por dentro é mesmo assim. Deliciem-se!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pescada à Minha Moda

O sol abrasador teima em bater na minha singela varanda. Reinam os tempos de preguiça. É Verão! Cheira-me a sardinha assada em todos os recantos. Só tenho duas opções: estar na “rambóia” até “às quatrocentas”, fazer o jantar “às quinhentas” e aproveitar cada segundo, ou sair do trabalho e estar duas horas na cozinha a preparar algo excepcional. Eu escolho a primeira opção por agora e vocês, qual escolheriam?

Ingredientes para 3 pessoas:
- 6 mimos de pescada (usei da Pescanova)
- 1 cebola grande
- 3 colheres de sopa de massa de pimentão
- ½ copo de vinho branco
- salsa picada para decorar
- azeite q.b.

Confecção:
Refogar no azeite a cebola cortada às rodelas finas. Acrescentar a massa de pimentão e o peixe. Regar com o vinho branco e deixar cozinhar. Depois é só servir com salsa picada. Acompanhei com puré de batata, que também é simples e rápido de fazer. Basta cozer as batatas, escorrer e triturar com a varinha mágica. Acrescentar manteiga vegetal que faz menos mal, mostarda, noz moscada e sal a gosto.
A pescada é um peixe que nunca me desilude e está sempre pronta a ajudar-me quando os ponteiros do relógio correm que nem uns malucos. Mais fácil que isto é impossível!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Puré de Brócolos com Queijo

Os tempos são de crise. Os tempos são de campos de guerra em todas as frentes. Os tempos estão mortos. O tempo que matei não volta. Levanto-me de cada batalha fingindo que a ultrapassei com toda a dignidade. Alguém envergonha-se de mim. Alguém me magoou. Não chorei. Engulo e finjo que eu própria não me envergonho de mim. Levanto-me e continuo o meu caminho... perdido.

Ingredientes 2 pessoas:
- 500g de brócolos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de queijo ralado da ilha
- sal
- pimenta

Confecção:
Coze-se os brócolos em água temperada de sal, escorre-se e tritura-se com a varinha mágica. Volta-se a colocar o puré num tachinho em lume brando para envolver o queijo e a manteiga. Tempera-se com pimenta moída na altura. Eu gosto. É uma alternativa para aproveitar sobras e uma alternativa para variar os acompanhamentos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bolo de Iogurte

Fazer bolos sempre foi uma tarefa difícil para mim. Entrarem no forno é fácil, mas restará sempre saber como irão sair, se queimados, crús ou atarracados. Este é um bolo simples, e se não fosse o ar "tosco" com que saiu do forno não o teria colocado aqui. Mas as coisas boas da vida também podem ser simples. Presumo que haja alguém algures por aí que ainda não tenha a receita do bolo de iogurte. Esta "versão" foi a que sempre vi a minha mãe fazer em casa.

Ingredientes:
- 1 iogurte de aroma (usei de coco)
- 3 de farinha de trigo com fermento (a medida do copo do iogurte)
- 3 de açúcar amarelo (a medida do copo de iogurte)
- 1 de óleo de girassol (a medida do copo de iogurte)
- 3 ovos médios

Confecção:
Bater todos os ingredientes à temperatura ambiente até formar "bolinhas de ar". Colocar numa forma untada com manteiga vegetal e polvilhar com farinha.  Depois é só ir ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos. E esperar... Que corra bem.