terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Couve Coração no Forno


Cá estou de regresso, da loucura que é esta época de festas. Qualquer que seja a mulher, o nosso trabalho é sempre a dobrar. Aproveito e agradeço todos os mimos que me deram ao longo do ano que findou. Estão todas/os no meu pensamento. Desejo que este ano de 2012 vos traga só coisas boas.
A receita de hoje não é nada fotogénica, como diria a Belina da Ilha. Mas eu acho que nunca nos devemos envergonhar daquilo que comemos, fique ou não bonito na foto.
E com 5 couves coração no frigorífico, trazidas a meu pedido, mas com a quantidade enganada, uma delas foi para o forno. Serve como acompanhamento para carne ou peixe.

Ingredientes:
- 1 couve coração
- 1 cubo  caldo de frango  
- 1/2 limão
- salsa picada
- margarina
- azeite

Preparação:
Cortar a couve no sentido longitudinal e lava-la sem desmanchar as folhas. Colocar num tabuleiro de ir ao forno untado com azeite. Dissolver um cubo de caldo de frango em água quente (cerca de 150 ml) e regar a couve, seguido do sumo de limão e da salsa picada (usei seca). Pôr duas nozes de margarina em cada metade. Vai ao forno a 180º/200º até estar cozinhada. Ir regando com o caldo. Servir com um fio de azeite e mais salsa. Eu gosto.

14 comentários:

  1. Olá Carla, não consegues mesmo chamar-me pelo meu nome, hemm!? :)Estou completamente de acordo contigo, nem tudo o que comemos é fotogénico, mas não deixa de ser saboroso e por isso não devemos nos envergonhar disso.
    Pois acho que a tua couve está mais fotogénica que os meus peixes assados! Gostei da sugestão.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, nunca me teria ocorrido colocar uma couve-coração no forno. Fica mesmo bom?

    Quanto ao aspecto, há comidas que realmente não ficam muito apresentáveis, mas o sabor compensa tudo :)

    ResponderEliminar
  3. Quem vê caras, não vê corações...e essa é a essência de tudo, olhar os corações. A tua couve está linda e deve ser bem deliciosa, vou ter de experimentar, não fosse eu fãzaça de legumes hehe
    Beijinho grande linda e tudo de bom para ti e para os teus

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário de ti, eu até acho que ficou com um aspecto bastante apelativo para couve... hehe. Bom Ano.Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem apetitosa e é uma forma sem duvida diferente de comermos uma bela couvinha e que sabe.. hummmm tão bem...
    Bem vinda depois da azáfama e espero que revigorada para iniciar este novo ano que espero só te traga saude e felicidade!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar nesta forma de cozinhar a couve, é uma surpresa para experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não acho que esteja com mau aspecto! Aliá, parece deliciosa! Eu adoro legumes, sejam eles confeccionados de qualquer forma!

    http://algumasaventurasculinarias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Amiga Carla em primeiro lugar desejo-te um Ano 2012 cheio de saúde, paz, amor e esperança.

    Essa couve acho que é bem fotogénica, ficou gira na foto :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Delicioso e saudável, que é o que o corpo pede depois das festas! Eu até gostei da foto :) (tenho imensos problemas com as fotos que tiro a carne e peixe, não ficam nada fotogénicas).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Simples e gostoso.. mesmo o tipo de comida que eu gosto! Adorei, beijos

    ResponderEliminar
  11. Adoro couve coração! Deve ser dos meus legumes preferidos! Tenho que experimentar assim, parece ser uma delícia ^^ nhac nhac

    ResponderEliminar
  12. POIS EU GOSTEI DA FOTO FICOU BEM GIRA.
    E A COUVE UMA DELICIA DE CERTEZA.
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Carla, ontem deixei aqui um comentário e agora vinha ver se tinhas respondido fiquei estupefacta! Será que fiz alguma coisa mal!?
    De qualquer maneira agradeço teres me referido. É um prazer sentir que alguém gosta de nós. ;) Gostei imenso ter te conhecido (nem sei se já te tinha dito) foi das coisas boas que me aconteceu o ano passado.
    Quanto à tua couvinha, acho que ficou bem mais fotogénica que os meus peixinhos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tinha comprado uma couve coração e não sabia o que fazer com ela, eis a solução. Parece ter ficado óptima, e vou experimentar ainda esta semana, depois conto-te como correu. Nota: Apesar do teu blog estar por cá há relativamente pouco tempo sempre me cativou e acho que tens muito jeito para a cozinha assim como para a fotografia, por isso estarás no destaque por mais algum tempo! :) Bjs,

    ResponderEliminar