segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sapateira Recheada

Há coisas que não saiem da minha memória e deixam-me o coração apertadinho só de pensar... Isto a propósito daquela famosa frase do Sr. Presidente. Vai daí, decidi este fim-de-semana abrir a época dos petiscos, ou seja, vou mais uma vez, que este meu coração é grande, ajudar o Sr. Presidente a tornar as suas férias mais animadoras, já que, suponho, não vai de férias para lado nenhum e muito menos empaturrar-se de mariscada no restaurante. Portanto, Exmo Sr. Presidente, se a sua "Maria" é tão boa negociadora como o meu "Manel", basta leva-la ao mercado e deixa-la regatear o preço, pois que o meu "Manel" esbanja charme e eu mando-o comprar um saquinho de berbigão e ele traz-me sapateiras e ainda leva uma beijoca da vendedora, tudo por uma pechincha! Vamos petiscar?

Ingredientes para cada sapateira:
- 1 sapateira cozida
- 1 colher de sopa de pickles picados
- 4 colheres de sopa de maionese
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 ovo cozido
- 1 colher de sopa de coentros (ou salsa)

Preparação:
As sapateiras foram compradas já cozidas, poupa trabalho e ficam mais em conta. Apenas escaldei-as poucos segundos em água fervente  por uma questão de higiene. Depois de arrefecidas, abri-as com a ajuda da faca, retirei os pulmões e com paciência retira-se cuidadosamente toda a carne e ovas, se for caso disso. Entretanto lava-se bem a casca e reserva-se. Numa tigela coloca-se toda a carne da sapateira, acrescenta-se a maionese, a mostarda, os pickles, o ovo cozido e os coentros, tudo picado. Verte-se na casca da sapateira e serve-se bem fresco, juntamente com as "patas".  Para uma apresentação mais colorida, separar a gema da clara e picar separadamente, colocar por cima da mistura seguido dos coentros. Misturar na hora de servir. Bjs a todas/os.

4 comentários:

  1. Ainda bem que o 'Manel' é assim e que regateou tudo e pagou pouco!!Assim sabe mesmo bem!
    Quanto à sapateira ficou fantástica!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei a apresentação, bem longe do tradicional que costumo ver.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Isto parece-me mesmo muito bem!!! Ai que eu comia agora isso:)

    ResponderEliminar