quinta-feira, 20 de junho de 2013

Feijoca com camarão


Há uns tempos para cá decidi deixar para trás na lista de compras habitual, as latas de feijão e grão, trocando-as por feijão e grão secos. Além de ocupar menos espaço na dispensa, tenho menos latas para reciclar e posso aproveitar a água da cozedura, ao contrário dos enlatados que passo sempre por água corrente, perdendo assim algum sabor. Foi um prato simples para os últimos dias de frio que se fez sentir. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 400g de feijoca seca
- 600g de camarão (tamanho 20/30)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 3 tomates
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 3 conchas de sopa da água da cozedura das feijocas
- sal q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Deixar a feijoca de molho em água de um dia para o outro. Escorrer. Cozer na panela de pressão aproximadamente 25 minutos após o "pipo" começar a dar "sinal" e baixar o lume. Num tacho grande com um fio de azeite refogar a cebola e o alho picado, juntamente com a folha de louro. Adicionar o tomate picado livre de pele e sementes e a polpa de tomate. Deixar apurar uns minutos. Adicionar os camarões e cozinhar até ficarem com uma cor compacta. Acrescentar a feijoca e a água da cozedura (3 conchas de sopa). Temperar de sal e aquecer bem. Servir com coentros frescos picados e acompanhar com arroz branco. Bjs a todas/os.

15 comentários:

  1. Também já tentei passar para o grão seco, mas a parte de demolhar de um dia para o outro nem sempre corre bem... porque muitas vezes não sei no dia anterior o que vou fazer no dia seguinte. Escrevo isto e apercebo-me que o pão também o começo a preparar no dia anterior... não sei porquê, com as leguminosas não me sai tão bem! Sei lá porquê! Mas estas feijocas com camarão têm um ar delicioso, isso é que importa!

    PS Ver passatempo a decorrer no blogue:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, comigo aconteceu o mesmo. Cozi as feijocas de manhã e depois andei às voltas a tentar arranjar o que fazer com elas. Depois tive que sair e passei perto de um supermercado e lá me lembrei que uns camarões iam ficar bem. Normalmente cozo uma grande quantidade de feijões e uma parte congelo mesmo com o caldo. Se precisar de fazer uma sopinha aproveito o caldo e tudo. Já vou espreitar o teu passatempo. bjs

      Eliminar
  2. Tem muito bom aspecto! Eu iria gostar muito de comer um pratinho destes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples e sem grandes ingredientes, pois que às vezes menos é mais, não é verdade?

      Eliminar
  3. Tenho o mesmo problema, também mudo sempre de ideias à última da hora! Por isso é que as latinhas funcionam melhor cá em casa ;)

    Mas que esse pratinho tem muito bom aspecto, lá isso tem! :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de hábito. Desde que experimentei fazer sopa de feijão (encarnado) com feijão cozido em casa percebi bem a diferença que é o entalado. Pois eu não uso o líquido que vem nas latas e logo aí estou a perder sabor. Experimenta, vais ver que te habituas. Beijocas

      Eliminar
  4. Uma sugestão muito simples e que "pratico" cá em casa: coze os grãos e congela. Pronto a usar, como os de lata! :)
    Esse prato ficou uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou fã destes feijões secos e cozidos em casa! Um beitambémjinho para ti

      Eliminar
  5. Que bela sugestão! E esta refeição está bem ao meu gosto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma refeição simples Susana, pois às vezeém merecemos um descanso e cozinhar coisas rápidas. Beijinhos para ti também

      Eliminar
  6. Eu ainda tenho na dispensa uma última lata de feijão manteiga e depois de a usar pus na cabeça que não volto a comprar. Mas claro percebo bem como às vezes é preciso ter umas de reserva. Ainda ontem fiz salada de atum para o jantar e lá fui à dispensa buscar a latinha de grão para compor a salada. E nada de lata, fui ver feijão frade e nada de lata. E é nestas alturas que elas fazem-me falta... Mas como qualquer mulher lá me desenrasquei depressa. Acrescentei umas ervilhas e tal, e lá ficou a salada mais composta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Carla, também mudei esse antigo hábito e uso feijão e outras leguminosas cozidas em casa. É muito melhor, por tantas razões!

    Gostei da sugestão!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, quer dizer muitas mais! beijocas

      Eliminar
  8. Olá Carla:)

    Eu raramente compro enlatados só se estiverem em promoção.
    Gostei muito dessa espécie de feijoada - uma delícia:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre comprei enlatados mas agora mudei esse hábito e estou a gostar muito. bom fim de semana também para ti.

      Eliminar