quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Açorda de robalo (económica)

Um dia destes comprei um robalo que era tão grande, que mal cabia no meu mini forno. Foi então que decidi arranja-lo em medalhões e fazê-lo de forma diferente do que tinha planeado. E para que não desperdiçasse nada com a minha inexperiência a arranjar o peixe, a cabeça, as aparas e a espinha foram para a panela com água. Serviram para fazer um caldo bem apurado para esta receita e para um risotto, que brevemente partilho a receita, e toda a carne da cabeça e aparas foram aproveitadas também para esta açorda. Uma delícia que fica bem económica, tendo em conta o preço do peixe, acho que lhe dei um bom uso para compensar o gasto. Aqui fica uma sugestão para aproveitar as partes do peixe que a maioria das vezes segue para o lixo.


Ingredientes para 2 pessoas:
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 lata de tomate pelado picado (incluir o suco)
- 50ml de vinho branco
-1/4 pimento verde
-1/3 pimento vermelho
- 2 bolinhas de mistura do dia anterior (ou outro pão a gosto)
- 300ml de caldo de peixe
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b.
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
Para o caldo:
- 1 cabeça de robalo grande, aparas e espinha
- 1 cebola inteira
- 1 cenoura inteira
- 1 dente de alho inteiro
- 1 colher de sobremesa de bagas de zimbro
- 1 colher de sobremesa de grãos de pimenta preta
- sal q.b.

Preparação:
Colocar todos os ingredientes para o caldo numa panela grande com água, até ficarem submersos. Deixar a ferver até ficar bem apurado. Retirar a cabeça e as aparas do robalo, aproveitar toda a carne e reservar. Coar o caldo e reservar também.
Deixar o pão a demolhar no caldo. Num tacho com um fio de azeite, levar a cebola e o alho a refogar. Acrescentar o tomate e deixar até reduzir, para de seguida refrescar com o vinho até evaporar o álcool. Adicionar os pimentos e deixar até ficarem macios. Espremer o pão que ficou a demolhar no caldo e adicionar ao tacho. Mexer bem para desfazer o pão e acrescentar o caldo de peixe aos poucos (poderá não ser necessário os 300ml, dependerá do tipo de pão que se usa). Temperar de sal, pimenta e deixar apurar destapado até secar um pouco. Adicionar o peixe que ficou reservado e os coentros picados, mexer e servir de imediato. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu quando era miúda não achava piada menhuma, mas a idade apura-nos e agora adoro. bjs

      Eliminar
  2. Que bela açorda.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/passatempo-2-anos-na-cozinha-com-leonor.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser, para aproveitar as cabeças do peixe e pão duro, upa upa, não há melhor ;). beijocas

      Eliminar
  3. Na minha terra açorda fica diferente. Mais parecida com a sopa alentejana. Mas este tipo de açordas devem ser muito boas. Para não falar do facto de se aproveitar tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E és de que terra? Eu cresci com Algarvios e é sempre assim que a minha mãe fazia e ainda faz as açordas. Eu gosto de ambas, destas e das alentejanas, aliás aprendi a gostar com a idade, pois quando era miúda nem vê-las. Crescemos e mudamos os gostos e ainda bem. bjs

      Eliminar
    2. Ontem respondi mas não tenho a certeza se carreguei em "publicar"! Esta cabeça...! Sou de São Jorge - Açores. Terra do bom queijo e do bom atum! Com o tempo apuramos o sentido do gosto! Quando era miúda não apreciava este tipo de comidas a moda antiga como eu digo. Por exemplo, detestava feijoada, hoje gosto! Também aprendi a gostar com o passar dos anos. E ainda bem porque agora tenho noção do que andei a perder!!

      Eliminar
    3. Que maravilha... És da terra de um dos meus queijos preferidos. Não conheço os Açores, mas lá em casa falamos muito em visitar um dia. A idade apura-nos os gostos ;). Um beijinho grande grande para os Açores.

      Eliminar