quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bacalhau, batatas e ovos cozidos com crosta de 3 pimentos e coentros

Tenho feito muitas receitas com bacalhau. Nem todas estão por aqui, pois nem sempre me dá jeito fazer esperar os meus amores enquanto faço o registo fotográfico. Já me convenci que tenho toda uma vida para vos mostrar o que vou cozinhando.
Quase todas as semanas compro lombos de bacalhau congelados em promoção, ora num hipermercado ora noutro. Tem-me dado tanto jeito, que pensando bem, há realmente muito tempo que não tenho bacalhau seco a demolhar em casa. Sim, tenho andando preguiçosa, mas isso não faz de mim uma mulher inferior, apenas gosto de ver a minha vida facilitada algumas vezes, já que na minha cozinha tento fazer tudo de raiz. Desta vez saiu um prato simples de bacalhau, batatas e ovos cozidos que depois é mimado com uma crosta de pimentos e coentros, que dá cor e uma dinâmica diferente ao prato. Perfeito para preparar de manhã ao fim de semana, e levar ao forno quando chegamos os três a casa da natação.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 800g de lombos de bacalhau (usei já demolhados e congelados)
- 800g de batatas para cozer
- 3 ovos tamanho XL
- 4 dentes de alho com casca e esmagados ligeiramente
- azeite q.b.
Para a crosta de 3 pimentos e coentros:
- 1/2 pimento pequeno verde
- 1/2 pimento pequeno vermelho
- 1/2 pimento pequeno amarelo
- 1 molho de coentros frescos
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de pão ralado
- sal q.b.
- pimenta móida
- azeite q.b.

Preparação:
Descongelar o bacalhau naturalmente e cozer em água sem sal, o tempo suficiente até as lascas se separarem. Escorrer, retirar a pele e espinhas, lascar e reservar.

Cozer as batatas (inteiras e sem a casca) e os ovos em água temperada de sal. Os ovos cozem cerca de 10 minutos após a água levantar fervura e retiram-se primeiro. Colocar em água fria para irem arrefecendo e ser mais fácil descascar. As batatas quando estiverem cozidas mas ainda bem firmes. Cortar as batatas às rodelas e picar os ovos grosseiramente. Reservar.

No robot de cozinha juntar os pimentos, os coentros e os alhos, tudo cortado grosseiramente. Triturar até ficar uma pasta, mas sem ser demasiado moída. Escorrer bem este preparado, pressionando com força com as mãos para sair todo o líquido. Colocar numa taça, juntar o pão ralado, temperar de sal, pimenta moída e um fio de azeite. Mexer bem.

Na travessa de ir ao forno colocar um fio de azeite. Dispor uma camada de batata, bacalhau e ovo, regar com azeite e colocar metade dos alhos inteiros (apenas para dar sabor) e repetir novamente a mesma camada, terminando com os restantes alhos inteiros e mais um bom fio de azeite.
Por fim distribuir uniformemente o preparado dos pimentos pressionando ligeiramente.

Levar ao forno a 180º, aproximadamente 30 minutos, até a crosta ficar dourada e o resto aquecer bem. Servir com uma salada de folhas verdes variada. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Há-de ficar muito bom assim, ainda hoje estive a arranjar pimentos, se tivesse bacalhau já demolhado nem pensava duas vezes o que seria o almoço de amanhã! Mas não tenho, tenho que o demolhar mas têm surgido outras coisas e lá fica o pobre coitado à espera. Cá é raríssimo encontrar bacalhau já demolhado em promoção. Duas ou três vezes por ano, se tanto. E apesar de termos um supermercado bem sortido, depois vamos para ir à promoção e já não há nada! É a vida, sorte a de quem chegar primeiro!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito bom, como ficou melhor ainda a outra receita ;)... Olha por aqui encontro sempre já demolhado e a metade do preço, pois se não fosse assim não o comprava, e que remédio tinha em demolhá-lo em casa. Não se pode ter tudo, pensa que tens o privilégio de viver num sítio que é um autêntico paraíso. Quem me dera... beijocas

      Eliminar
  2. Deve ficar mesmo muito bom, gostei da tua sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica pois. Cá em casa adorámos, e eu adorei mais ainda ter aproveitado os 3 pimentos já abertos que me tinham sobrado de outra refeição. Bjs

      Eliminar
  3. Gosto imenso de bacalhau e esta receita é fácil, rápida e deve ser deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto na minha cozinha é tudo prático, fácil e rápido. No futuro pode-me apetecer complicar, mas nesta fase da minha vida gosto mesmo é de receitas assim. bjs Márcia

      Eliminar
  4. Merhabalar, çok lezzetli görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sefa, o que eu gostaria de saber o que escreveu...

      Eliminar
  5. huuummm... taooo boooommm!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar