sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Salada de massa com ricotta, erva azeda e nozes

No fim das contas são os amigos que nos conhecem bem que estão lá sempre do outro lado à nossa espera, e sem cobranças nos recebem de braços abertos como nos tivessem visto no dia anterior. As minhas amigas de longa data são as únicas pessoas que sabem de cor aquilo que está para além do que eu mostro. Elas sabem que eu tenho um lado bom, que com o tempo fui disfarçando não ter, isto porque a idade mostra-nos o caminho a seguir e a dar de nós a quem realmente merece. Tenho pena que assim seja, gostava tanto desta minha essência naife, deste mundo das nuvens que era perfeito para eu viver em sintonia com todos, e que agora passo a vida a esconder para me escudar desta selva da qual eu não queria pertencer e muito menos me identificar. É a vida, direi eu num tom incomodativo, num tom resignado... 
Vamos é cozinhar, porque é na cozinha que me sinto em sintonia. De Itália o Miguel trouxe-me um queijo ricotta diferente do que vemos por cá, bem consistente, perfeito para saladas e com um toque ligeiro de sal. Os amigos sabem que eu adoro estes presentes que me fazem viajar sem sair de casa. Obrigada Miguel e Lena! Foi um miminho tão bom :).
Para quem não encontrar este ricotta, podem substituir por um queijo feta ou queijo de cabra, embora bem mais salgados.



quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Camarão cozido e vários molhos de maionese

Apesar desta euforia geral com o Natal, confesso que cada ano que passa me diz menos, a não ser um dos motivos que mais gosto. Juntar a malta e encher a mesa de coisas boas. Isso sim, vale bem a pena. Uma travessa de camarão cozido que se anima logo com a companhia de uns molhos apetitosos. A maionese faz-se em casa, assim podemos sempre usar azeite ou escolher um óleo melhor, depois é ir inventando combinações de molhos com o que se tem na despensa. Melhor é impossível.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Rolo de carne picada em massa folhada

Com carne picada faz-se verdadeiros milagres. Podemos preparar mil e uma receita, e mesmo nos dias que falta a inspiração lá surge uma ideia ou outra. Acompanhei com puré de batata, mas com salada variada, legumes salteados, ou arroz fica bom e quem sabe um molho de carne bem apuradinho e reduzido. Bons cozinhados!


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Salada de frango e manga caramelizada

Os meus dois amores continuam a pedir saladas no inverno. Confesso que nem sempre me apetece por as mãos na água para lavar as alfaces, mas não posso negar estes pedidos a quem me atura o ano inteiro. Portanto, saiu uma saladinha de frango e manga para eles, e para mim também :)


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Broas de batata doce, mel e amêndoas

Mais um fim-de-semana passado em boa companhia. Não há nada melhor que estarmos com as pessoas que gostamos e gostam de nós. É bom ir acabando o ano assim numa espécie de despedida de todos no ano velho.
A receita de hoje é uma versão parecida com esta, mas igualmente boa. São broas pouco doces e fogem das tradicionais para quem não aprecia tanto. Boa semana a todos!


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Rolinhos de frango e couve lombarda no forno (com sobras de frango assado)

Desta época não gosto da correria, do consumismo desnecessário, das famílias desunidas que não marcam com antecedência os seus almoços e jantares, fazendo com que os outros esperem e acabem por deixar também para a última da hora as suas combinações, e da excitação que se vive que acaba por fazer com que as pessoas tenham menos paciência em certas situações. É por isso que cada vez mais me desligo desta época. Quem está está, quem não está estivesse, porque comigo há sempre diversão, comes e bebes com fartura e o caos bom da confusão. 
E confusão não foi nenhuma quando me lembrei que tinha massa filo no congelador para aconchegar as sobras do frango assado. Rolinhos bem apetitosos e feitos no forno fazem boa companhia à sopa fumegante acabadinha de fazer. Bom fim-de-semana, que a vida é para aproveitar, o que não interessa não tem lugar!


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

salada de batata doce e salmão (selvagem)

Apesar do frio as saladas são uma constante cá por casa, da mesma forma que as sopas estão sempre presentes à nossa mesa no verão. Tento fazer saladas mornas ou quentes, para as tornar mais aconchegantes. Esta ideia surgiu depois de me recordar que tinha visto uma salada de batata doce no Rapa-Tachos, e não me lembrando bem os ingredientes achei que tinha feito uma salada parecida. Mas não, e só hoje fui verificar, o que até teve a sua graça :). O que interessa é que podemos inspirar-nos em todo lado para criar as nossas receitas.

Ingredientes para 3 pessoas:
Para a salada:
- 2 batatas doces
- 2 tranches de salmão selvagem (usei congeladas)
- 1 pimento vermelho
- 3 alfaces coração
Para o molho:
- 1/2 cebola roxa cortada em meias luas finas
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 4 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- raspa e sumo de meio limão
- 1 colher de sopa de mel
- sal se necessário

Preparação:
Cozer as batatas com a casca (não utilizei sal na água). Assim que estiverem tenras, escorrer, deixar arrefecer um pouco, pelar e cortar às rodelas.

Depois de descongelar naturalmente, temperar o salmão com sal e grelhar de ambos os lados num grelhador de fogão bem quente. (ter atenção para não ficar demasiado cozinhado, para não ficar seco). Dividir em lascas.

Cortar o pimento às tiras e saltear na frigideira com um fio de azeite.
Preparar o molho misturando todos os ingredientes.

Montar a salada dispondo a alface coração cortada em quartos, a batata doce, o salmão e o pimento. Regar com o molho e servir de imediato. Bom apetite!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Cachuchos grelhados com feijão branco picante

Peixe grelhado nunca falha nas nossas mesas. Depois é pensar no acompanhamento que por norma são as batatas e os legumes. Feijão branco na frigideira com bons aromas tornaram o prato mais substancial e reconfortante. Eu gostei e vocês o que acham desta combinação?

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Massada de bacalhau e tiras de potas

As massadas de qualquer coisa acabadinhas de sair da panela, são mesmo apetitosas. Gosto de fazê-las com bastante molho e bem apuradinho, porque se sobrar, costumo acrescentar um pouco mais de água, desfiar o peixe e de repente tenho uma sopa bem aconchegante. Aqui nada se desperdiça. Abraços calorosos!


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Pudim de pão brioche com coco

Gosto de pudins com pão brioche. São tão gulosos e versáteis. Da última vez fiz com fruta fresca, e desta idealizei fazê-lo com coco. Boa terça-feira a todos!


segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Lasanha de carne e legumes (tipo bolonhesa e sem molho béchamel)



O frio instalou-se, e é assim que se pretende em dezembro, assim tudo está no lugar onde deve estar. Para aquecer a alma e o corpo, uma lasanha vem sempre a calhar. Desta vez para fugir à sopa que está a maioria das vezes presente em todas as refeições em casa, juntei a sopa à lasanha e como sempre arrumei o assunto. Ninguém vai perceber que esta lasanha marota esconde os legumes que ia por na sopa. Estava bem apetitosa, mesmo dispensando o molho béchamel que normalmente cobrimos as lasanhas. Boa semana a todos!