quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cinnamon rolls (com nozes e laranja)

Sou obviamente uma mãe babada. Isto de ter um puto que me faz a cabeça em papa e depois tem boas notas é tão contraditório. Esta dualidade faz-me imensamente feliz, tão feliz que tenho o coração a rebentar de alegria. Raio do puto...
Estava prometida uma compensação monetária, e eu sei que poderá haver muitos pais a acharem esta ideia surreal, mas eu continuo a achar que um incentivo pelo esforço que pode vir a mudar o seu futuro valerá sempre a pena. Acabei de subir a fasquia monetária para o dobro para o 3º período letivo e não me arrependo nada. Boa sorte puto!


Ingredientes para 12 unidades:
- 120ml de leite morno
- 40g de manteiga amolecida
- 30g de açúcar amarelo
- 1 pitada de sal
- 1 ovo (tamanho S) à temperatura ambiente
- 300g de farinha de trigo  (usei T65)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco de 4,6g
- manteiga para untar q.b.

Recheio:
- 50g de manteiga amolecida
- 80gr de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de canela em pó
- raspa de 2 laranjas
- 30g de miolo de noz picado grosseiramente com a faca

Preparação:

Misturar o leite com a manteiga, o açúcar e o sal até tudo estar bem dissolvido. Juntar o ovo e mexer. 
Adicionar a farinha, o fermento e voltar a mexer com a ajuda do garfo misturando o máximo possível.
Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e verter a massa. Amassar até a massa se despegar das mãos e formar uma bola lisa e elástica.
Voltar a colocar a massa na taça, tapar com película aderente ou um pano de cozinha e deixar levedar em local quente e livre de correntes de ar, aproximadamente 1 hora e meia ou até dobrar de volume. 
Após levedar, polvilhar a bancada e a massa com farinha e amassar ligeiramente para retirar as bolhas de ar. Estender a massa com o rolo e formar um retângulo com cerca de 40x30cm. Barrar com a manteiga, polvilhar com o açúcar e a canela entretanto misturados (deixando um pouco para polvilhar no final), a raspa de laranja e as nozes. 
Enrolar pelo lado maior como se tratasse de um torta. Cortar em doze fatias, ou mais ou até menos, dependendo da altura que lhe quiserem dar. 
Untar um tabuleiro (ou uma forma redonda para dar um ar de bolo), colocar papel vegetal e voltar a untar. Colocar as fatias com o lado cortado para cima e juntas umas das outras (não apertando muito, pois elas ainda vão crescer no forno), polvilhar com a restante mistura de açúcar e canela e deixar levedar uma segunda vez cerca de 30 minutos. 
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 25/30 minutos. Deixar arrefecer por completo e servir com mais raspa de laranja se desejarem. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Parece-me muito bom!! :)

    Beijo. Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha uma receita igual, mas juntar umas nozes e raspa de laranja eu um aroma muito bom :). bjs e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Hum, têm um aspeto delicioso.

    ResponderEliminar