quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Cuscuz com legumes assados

Na minha despensa nunca falta o frasquinho do cuscuz. É muito rápido de fazer, e basta juntar alguns vegetais mesmo crus e uns temperos, que fica uma delícia. Com legumes assados redobra o sabor e aquece-nos um pouco mais a alma nestes dias de inverno.
Num dos workshops da Laranjinha, o cuscuz com legumes assados esteve presente, e desde aí faço muitas vezes. Cada um que junte os seus legumes preferidos e os seus temperos de eleição, e acaba até por ser uma boa maneira de aproveitar alguns legumes que andam no frigorífico sem destino.
Eu acompanhei este cuscuz com uns bifes de frango grelhados e no dia seguinte com filetes de cavala em conserva.



Ingredientes:
- 200g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 1/2 pimento amarelo
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 cebola roxa
- 1/2 courgette
- 10 tomates mini rama
- sal, pimenta, paprika, alho em pó e azeite q.b.
- coentros frescos picados e rodelas de limão q.b.

Preparação:
Dispor no tabuleiro do forno todos os legumes cortados e os tomates inteiros. Temperar de sal, pimenta, paprika, alho em pó e um fio de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180º até os legumes ficarem tenros mas ainda firmes. 

Enquanto os legumes estão no forno (assam muito rapidamente), colocar o cuscuz numa taça e juntar 200ml de água a ferver. Tapar com película aderente e deixar até a água evaporar e o cuscuz estar hidratado. Temperar de sal e um fio de azeite e separar os grãos cuidadosamente com o garfo.

Retirar os legumes do forno e juntar aos cuscuz juntamente com algum molho que tenha formado no forno. Servir com os coentros frescos e limão para temperar na hora. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Que óptima sugestão!
    Feliz 2019,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar