segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Frango com cerveja preta (e natas)

A vida é um ciclo vicioso. Parece que andamos à roda e vamos dar sempre ao mesmo sítio, com a agravante que estamos um ano mais velhos. 
Já falam por aí que é natal, o que me chateia mesmo muito, por razões óbvias e que muita gente sente, o consumismo em exagero e aquela típica falsidade... e fico por aqui. 
O que vale para me distrair desta época é o aniversário do meu rapazote, são quase 14, quase 14 anos que passaram a voar e 14 anos a cozinhar para ele. Acho que já lhe deixei algumas memórias de sabores e cheiros. A de hoje é mais uma memória que faço muitas vezes. Frango no tacho com cerveja preta e tão pateticamente fácil de fazer e fica tão bom. Complicar para quê...


Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 pernas de frango inteiras partidas ao meio
- 1 cebola grande cortada em meias luas finas
- 2 cenouras cortadas às rodelas
- 1 cerveja preta (20cl)
- 100ml de natas
- sal q.b.
- alho em pó q.b.
- pimenta moída q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Colocar num tacho grande a cebola, as cenouras e o frango. Temperar de sal, alho em pó, pimenta e um fio de azeite. Juntar a cerveja e deixar a marinar de um dia para o outro de preferência. Eu deixo no próprio tacho tapado no frigorífico.

Levar o tacho ao lume médio e juntar um pouco de água (não é necessário muita). Deixar até o frango estar bem cozinhado. Nos últimos minutos destapar para apurar um pouco e retificar os temperos.

Juntar as natas no final e mexer bem, sem deixar ferver e talhar as natas.
Servir decorado com cebolinho ou salsa picada e acompanhar com arroz branco, puré de batata ou salada verde. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Frango é sempre bem vindo,uma receita simples e deliciosa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só preciso um tacho e já está :). bjs e boa semana!

      Eliminar
  2. Parece delicioso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Mary! Beijinhos e resto de boa semana :)

    ResponderEliminar