sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Salada simples de peito de pato com molho de laranja e mel

A maioria das vezes a vida vai-se resolvendo sozinha, e para isso basta colocar uma pitada de amor em tudo. Amor ao próximo, amor à natureza, amor próprio... É a lei do retorno, a única coisa em que acredito com "unhas e dentes". 

Esta introdução só para vos falar como tem sido giro ser mãe de um adolescente, acho até que é a melhor fase como mãe que passei até agora. A que me tem dado mais prazer, mais luta e mais retorno por saber como lidar com esse "bicho cabeludo". 

É só olhar para trás, olhar para mim e lembrar com orgulho o que os meus pais fizeram comigo, pois assumo, foi preciso serem gigantes para aturarem a minha adolescência. Agora sou uma boa filha e acho que eles sabiam que estarem à altura deste acontecimento tão importante no crescimento, lhes traria benefícios no futuro (lei do retorno, lá está!).

Aplico várias regras e no meio de um turbilhão pergunto-me sempre: queres ter razão, ou queres ter paz? Eu escolho sempre a paz. Vou-me lembrando também do título de um livro: "Ama-me quando menos mereço, porque é quando mais preciso" e tudo se vai compondo para o lugar certo. E o lugar certo é quando nunca perdemos a calma e sabemos dar a volta à questão.

Isto ainda nem sequer começou, ainda vai no início este processo no crescimento do meu "piolho encardido", mas acredito que estou no bom caminho para ajudá-lo a crescer sempre com a minha ajuda, e com o meu sentido de humor vamos superando os três todas estas etapas que nos testam a paciência.

E onde entra a comida? Entra sempre diariamente, porque nela encontro uma forma de me expressar e em silêncio mostrar o meu amor. Eles derretem-se... (fica entre nós). Um peito de frango grandinho deu para uma entrada fresca para nós os três e assim aprimorar o início da refeição com alegria extra. Bom fim-de-semana!

Ingredientes para 2/3 pessoas:
- 1 peito de pato
- mistura de várias alfaces
- 6 rabanetes pequenos ou 3 maiores
- 9 tomates mini alongado
- 1 beterraba pequena
- sal e pimenta
- sementes de sésamo q.b.
Para o molho:
- 1 laranja
- 1 colher de sopa de mel
- sal q.b.

Preparação:
Fazer cortes superficiais na pele do pato de modo a formar losangos. Temperar de sal e pimenta. 
Aquecer uma frigideira sem adicionar qualquer gordura e levar o pato a dourar primeiro pelo lado da pele durante poucos minutos e depois virar. O pato pode ser comido rosado por dentro se gostarem. Deixar descansar uns minutos antes de fatiar finamente.

Levar a mesma frigideira com a gordura que se formou ao fritar o pato ao lume. Adicionar o sumo de laranja, o mel e uma pitada de sal. Deixar a reduzir  e está pronto a servir.

Tostar ligeiramente as sementes de sésamo.
Cortar os rabanetes às rodelas finas, o tomate ao meio no sentido longitudinal e a beterraba em palitos finos.

Dividir as alfaces pelos pratos, os rabanetes, o tomate, a beterraba e o pato fatiado. Temperar com o molho e polvilhar com as sementes de sésamo. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Gosto muito dessa mistura de saladas.
    Ficou uma refeição bem ao meu gosto.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço muitas vezes e também como prato principal, faço com mais um peito de pato, mais ingredientes e ficamos satisfeitos. Bjs e bom fim-de-semana :)

      Eliminar