terça-feira, 1 de outubro de 2019

Coelho no tacho com cerveja preta e alecrim

Cá em casa consumimos mais carne de frango que outras. Confesso que me apetece muito contrariar esta tendência, porque variar a alimentação é o meu lema para que ela seja equilibrada, havendo assim espaço para todos os alimentos frescos.

No âmbito da Campanha Europeia de Incentivo ao Consumo de Carne de Coelho“Carne de Coelho Hoje"fui desafiada a preparar uma receita com coelho, uma carne branca com pouca gordura, rica em nutrientes e que se presta também a inúmeras receitas.

Podemos encontrar coelho dividido em várias partes, pernas, coxas, lombos, lombinhos, costeletas, hambúrgueres, etc, o que nos facilita muito a vida na hora de preparar certas receitas.

Quando penso em coelho, ainda penso na peça inteira, penso em pratos quentes e aconchegantes, bem aromáticos e para partilhar com a família à mesa. Para hoje trago-vos um coelho bem saboroso que preparei com cerveja preta e alecrim. Ficou uma delícia!

Ingredientes para 4 pessoas:
Para marinar o coelho:
- 1 coelho grande cortado aos pedaços
- 4 dentes de alho laminados
- 2 folhas de louro
- 1 haste de alecrim
- 2 cabeças de cravinho
- 2 bagas de zimbro ligeiramente esmagadas
- 1 cerveja preta 33cl
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
Para confeccionar o coelho:
- azeite q.b.
- 1 dente de alho inteiro esmagado
- 1 chalota picada
- 1 copo de água pequeno
- 10 cebolinhas sem casca e inteiras
- 1 colher de sobremesa cheia de amido de milho
Para as batatinhas salteadas:
- 1kg de batatinhas Primor
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 dente de alho esmagado
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- pimenta branca moída q.b.

Preparação:
Temperar o coelho de sal e pimenta, adicionar os restantes ingredientes da marinada e deixar no frigorífico de um dia para o outro.

Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite e o dente de alho. Juntar a chalota e refogar ligeiramente. Escorrer o coelho, reservando a marinada. Courar todos os pedaços de ambos os lados e reservar quente à medida que vão sendo selados.

Voltar a colocar o coelho no tacho juntamente com a marinada reservada e um pouco de água, cerca de 1 copo pequeno. Tapar e deixar em lume médio cerca de 45 minutos. A meio juntar as cebolinhas.

Retirar o coelho e as cebolinhas do tacho para a travessa de servir mantendo quente.
Coar o molho. À parte misturar bem o amido de milho com um pouco de água fria. Levar o molho coado ao lume e misturar com o amido. Mexer sempre com a vara de arames até o molho engrossar. 

Enquanto o coelho apura e de seguida se engrossa o molho, cozer as batatas com a casca em água temperada de sal. Levar de seguida uma frigideira ao lume com a manteiga e assim que derreter saltear as batatinhas (já cozidas) até ficarem douradas. Temperar de sal e pimenta a gosto.

Servir o coelho quente com as cebolinhas e o molho, e acompanhar com as batatinhas salteadas. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Delicioso!!! Boa ideia par o próximo fim de semana. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então que corra bem e que todos aprovem a receita :)

      Eliminar
  2. Vou fazer com o tempero e a receita, mesmo, mas com outra carne! É para o meu filho, mas ainda não estou preparada para cozinhar coelho!Sabes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens todo o tempo do mundo, faz quando te sentires preparada. Tenho a certeza que o teu filhote esperará calmamente ;). beijoca

      Eliminar