quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Pataniscas de cavala

Este domingo foi estranho. Talvez fosse a mudança da hora, o tempo incerto, a nostalgia de algumas coisas... A verdade é que umas pataniscas aquecem sempre o coração e animei-me logo assim que pus mãos à obra. 
Para variar do típico bacalhau, podemos fazer pataniscas de tudo o que nos apetecer, atum, frango, escolher uns legumes coloridos, quem sabe com potas ou polvo. Há espaço na mesa para todas as versões e podemos fritar em azeite que é sempre melhor.

Ingredientes:
- 2 cavalas médias
- 200g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 3 ovos tamanho L
- 150ml de água
- sal e pimenta moída q.b.
- 1 pequeno molho de coentros picados
- azeite q.b. para fritar

Preparação:
Cozer as cavalas, limpar de pele e espinhas e desfiar. 

Numa taça juntar a farinha, o fermento, os ovos e a água e misturar bem com a ajuda de um garfo ou uma vara de arames. Juntar as cavalas, os coentros, temperar de sal e pimenta e misturar bem.  

Levar uma frigideira a aquecer coberta com azeite (não é necessário muito) e quando estiver quente, colocar colheradas (com uma colher de sopa) da massa e com a ajuda de outra colher empurrar a massa para o azeite.  

Fritar de ambos os lados até ficarem douradas. Deixar a escorrer o excesso de azeite em papel absorvente. Acompanhar com arroz, legumes, saladas, etc. Bom apetite!

1 comentário:

  1. O miúdo anda a torcer o nariz ao peixe, mas eu troco-lhe as voltas ;). bjs e boa semana!

    ResponderEliminar