terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Bolinhos de salmão com batata-doce

Nada mudou neste novo ano, no que refere a aproveitar tudo o que há na despensa ou no frigorífico. Desperdício zero é uma das regras que não ficam fora de moda com o passar dos anos. Portanto para reaproveitar o salmão grelhado que sobrou da refeição anterior, saírem uns bolinhos bem simpáticos com batata-doce, que também estava à espera de um destino bem melhor que o caixote do lixo. E assim foi, viveram felizes para sempre :)


Ingredientes:
- 600g de batata-doce
- 1 posta grande de salmão grelhado
- 1 cebola pequena picada
- 1 pequeno molho de coentros frescos picado
- 1 ovo tamanho M
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (usei mistura de várias pimentas)
- 2 colheres de sopa de pão ralado
- azeite para fritar q,b.

Preparação:
Lavar bem as batatas e cozer inteiras com pele em água fria, até estarem macias (costumo fazer assim quando são batatas mais finas ou irregulares e são mais difíceis de descascar). Escorrer, deixar arrefecer um pouco e pelar. Esmagar de imediato com o utensílio manual próprio.

Desfiar o salmão e misturar com a batata-doce, a cebola, os coentros e o ovo. Temperar de sal e pimenta e acrescentar o pão ralado aos poucos até a mistura ficar mais seca e ser possível moldar os bolinhos. 

Deixar arrefecer alguns minutos no frigorífico. Moldar os bolinhos e fritar em azeite quente de ambos os lados. Deixar a escorrer em papel absorvente à medida que vão sendo fritos.
Servir com uma salada ou legumes. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Por aqui tenho sobras de atum grelhado e você me deu uma ótima sugestão.
    Bolinhos mais que perfeitos, amei a receita!

    Feliz 2020 junto a sua família!
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com atum também fica delicioso. Obrigada Andréa, para você também um excelente 2020, com muita saúde e sucesso para todos os seus. Abraço grande.

      Eliminar