sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pizza Caseira de Legumes


Eu ainda sou do tempo que a minha mãe fazia as pizzas em casa. Os tempos modernos fazem-nos querer tudo muito rapidamente, e depois, andamos a perder coisas tão boas como esta pizza que fiz.
Tendo a massa pronta, é só abrir o frigorífico e com um pouco de criatividade faz-se o impensável.
Não sou de me gabar, mas quando comecei há uns tempos a confeccionar as pizzas, pergunto sempre lá em casa: Quem é que faz as melhores pizzas do mundo? E eles respondem: A telepizza! Eles adoram enervar a cozinheira...
A receita da massa foi roubada em casa da minha irmã que tem uma "bimba", mas eu cá desenrasco-me bem sem ela e com uma balança digital que tenho, fiz o mesmo.

Ingredientes para 1 pizza grande:

Massa:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água morna
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (4,6)
- 1 pitada de sal

Recheio:
- queija da ilha ralado
- milho doce enlatado
- agrião fresco
- pimento vermelho
- bacon
- azeitonas pretas
- azeite q.b.

Preparação:
Na balança digital coloca-se uma taça grande, mistura-se a água, o azeite e o sal. A minha balança tem uma função que basta carregar na "tara" e volta ao zero, por isso é muito simples ir pesando todos os ingredientes e só se suja uma taça. Depois acrescenta-se a farinha e o fermento. Amassa-se até se despegar das mãos e formar uma bola. Tapa-se a taça com película aderente ou um pano grande e deixa-se levedar em local seco e quente, até duplicar o volume.
Polvilha-se a bancada de trabalho com farinha. Se necessário polvilhar um pouco a massa com farinha e ir amassando com o rolo da massa, tão fina quanto o desejarem.
Deixa-se repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, antes de colocarem o recheio.
Para rechear basta pincelar com o refogado da compal (ou ketchup), polvilhar com o queijo ralado e uma mão cheia de milho doce. Vai ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 20 minutos. Finaliza-se com os restantes ingredientes, o agrião, o bacon que foi tostado na frigideira sem qualquer gordura, o pimento assado, milho novamente para dar cor e azeitonas. Rega-se com um fio de azeite e bom apetite! Bjs a todas/os.


7 comentários:

  1. Tem um óptimo aspecto, e feita ao nosso gosto é sempre muito melhor!

    ResponderEliminar
  2. ficou 5*****

    Beijinho e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  3. Olha, estamos em modo veggie (quer dizer, tirando o teu bacon, mas pronto). Eu faço as pizzas em casa. Não tenho uma bimba mas tenho uma MFP, que vai dar no mesmo. E então faço a massa das pizzas na machine e depois ou levo ao forno ou, durante a semana, faço-as na frigideira, que ficam igualmente maravilhosas. E lá em casa ninguém se atreve a referir que há pizzeiros melhores do que eu :D

    ResponderEliminar
  4. Adoro pizza, e as caseiras sem dúvidas são bem mais gostosas, eu também preparo sempre que posso em casa, acho uma refeição deliciosa e prática, e por falar nisso a tua ficou uma tentação.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. QUE BELA PIZZA , LINDA E COM INGREDIENTES QUE ME AGRADAM.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar
  6. Ora nem mais! Caseiro é sempre melhor :)

    Nunca fiz pizza em casa, o que é uma pena, mas irei fazer em breve sem dúvida :) Obrigado pela receita! A pizza ficou uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  7. Quando as sobrinhas me visitam sai quase sempre uma pizza caseira... Incomparaveis no sabor e sempre ao gosto de cada um. Excelente esta. Bjs

    ResponderEliminar