Cometi os habituais excessos alimentares em época de festas, fruto de uma consoada, um aniversário e a passagem de ano. Mas o que realmente me faz feliz, são estes mimos alimentares que hoje trago, que me recordam a simplicidade da minha infância e as receitas da minha mãe. E não os troco nem por camarões gigantes. Para o festim estar completo só faltou os carapaus albardados e aí sim, seria um trio perfeito.
Ingredientes:
- 1 kg de carapaus pequenos
- 1 cebola grande
- 1 folha de louro
- 50ml de vinho branco
- 210g de polpa de tomate
- farinha
- óleo para fritar
- sal grosso
- 2 dentes de alho
- vinagre de vinho branco
Preparação:
Arranjei os carapaus retirando as tripas e a cabeça. Dividi em duas partes.
Carapaus com tomatada - Tempera-se com sal grosso. Passa-se por farinha e frita-se em óleo vegetal bem quente. Coloca-se em papel absorvente. Numa frigideira grande com um fio de azeite refoga-se a cebola com a folha de louro. A meio refresca-se com o vinho branco e acrescenta-se a polpa de tomate e deixa-se apurar bem. Coloca-se em cima dos carapaus.
Carapaus alimados - Tempera-se com bastante sal grosso e deixa-se alguns minutos a salgar. Num tacho coloca-se água e quando estiver a ferver, coze-se os carapaus durante cinco minutos. Desliga-se o lume e deixa-se estar uns minutos. Escorre-se e retira-se cuidadosamente a pele. Eu também retiro as espinhas laterais. Tempera-se com alho laminado, vinagre e azeite a gosto. Há tantas outras formas de temperar, mas esta é a que gosto e aprendi com a minha mãe. Dispenso o acompanhamento desde que me conheço como gente. Mas batata cozida e salada fica sempre bem. Para mim basta pão e um copo de vinho. Bjs a todas/os.
Aiii Carla tu não imaginas como eu gosto de carapaus alimados.... Infelizmente só eu é que como que lá por casa ninguem gosta... :( Não me queres convidar a proxima vez que fizeres?!!!! :P Beijinho
ResponderEliminarSandra teria todo o gosto. Pois eu também tive de arranjar companhia para devorar estes carapauzinhos. A minha irmã mora perto de mim. Agarrei na marmita e comemos as duas que nos lambemos. Portanto é só vermos se moramos perto, e em vez de 1 kg compro 5 e apanhamos uma barrigada. Bjs
EliminarEu também os posso comprar!!!! =) É que só os como quando vou ao algarve... Temos então que ver isso!!! =)
EliminarOpá olha que ainda te convido mesmo pá. Levo a minha irmã e tua levas a tua e é a festa do carapau. ;)
EliminarComo eu te compreendo! Mas era menina para pausar a dieta e lambuzar-me com uns quantos carapaus dos teus!.
ResponderEliminarBeijinhos e bom ano
Então ´bora aí as duas. Ah e parabéns pelas novidades que falaste no teu blogue. bjs e bom ano também para ti
EliminarAdoro comida tradicional... Obrigado pela partilha! Vai ser útil cá por casa! Um excelente fim de semana!
ResponderEliminarNão percebo este "glamour gastronómico" á volta de comida com espinhas...
ResponderEliminarBom peixe é Bacalhau, Salmão e...deixa-me pensar...camarão, lulas e chocos...MA NADA !