quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Salada São Francisco Com Infusão Hortelã Menta

Todas as donas de casa têm momentos de falta de inspiração. São muitas refeições multiplicadas por anos de cozinha. Para além de que temos de variar, agradar, equilibrar, reaproveitar, encolher, esticar, mas nunca deixar de alimentar a família. Depois de alguns dias sem inspiração estou neste momento a adorar experimentar os chás e infusões da It-by Jugais nas minhas receitas. É novidade na minha cozinha e estou entusiasmada. Agarrei numa das saladas do Jamie Oliver, dei-lhe o meu toque e ficou surpreendentemente aromática. As alterações foram porque não consegui encontrar abacate, esqueci o queijo feta, mais uma vez o queijo da ilha salvou-me, troquei a quinoa por cuscuz, a pimenta da Jamaica por pimenta preta e outros pequenos detalhes que presumo que cada pessoa dá o seu toque e o seu tempero, e eu não fujo à regra, dei-lhe o meu tempero sem ficar desesperada por não ter os ingredientes todos. Tenho a certeza que o Jamie ficaria orgulhoso de mim por ter-me desenrascado bem.

 
Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 peito de frango
- 1 colher de chá de paprika
- 1 colher de chá de pimenta preta
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento laranja
- 150g de cuscuz
- 200ml de infusão Hortelã Menta
- 1/2 molho de coentros (deixar uma parte para decorar)
- 1 malagueta vermelha
- 100g de folhas de espinafres
- 1 manga
- 50g agrião folhas baby
- 50g de queijo da ilha
- sal q.b.
- azeite q.b

Preparação:
Temperar o peito de frango com paprika, pimenta e sal. Bater ligeiramente com o rolo da massa para ficar mais fino. Fritar numa frigideira grande com um fio de azeite e a meio da fritura juntar os pedaços dos pimentos. Fatiar o peito de frango. Colocar o cuscuz numa taça. Fazer uma infusão com uma colher de chá de hortelã menta e água a ferver e deixar repousar 5 minutos. Verter sobre o cuscuz até absorver todo o líquido. Separar os grãos com um garfo. No robot de cozinha triturar os coentros, a malagueta e os espinafres. Descascar a manga e cortar aos cubos. 
Empratar colocando o cuscuz numa travessa grande, por cima o preparado triturado e temperar com azeite. Dispor o agrião, os pimentos, a manga, o frango, a restante parte dos coentros e o queijo aos cubos pequenos. Temperar com azeite. Uma delícia. Bjs a todos

3 comentários: