domingo, 30 de junho de 2013

Bolo De Limão Com Cobertura De Glacé Real

E assim termino hoje duas semanas de férias. Com chuva, vento, frio, calor, saídas à noite, exposições, caminhadas, piqueniques, praias, piscinas, arraiais, almoços e jantares no terraço, arrufos e amuos, muita confusão e muito cansaço acima de tudo. Estou de rastos! Mas que seria das minhas férias por casa se não fossem estes percalços. Mãe que é mãe pega o touro pelos cornos e enquanto escrevo frito uns nuggets caseiros e experimento um molho agridoce. Para não variar torci um pé a jogar raquetes. E finalmente dei umas banhocas na praia, coisa bastante rara, pois que acabaram as desculpas possíveis e imaginárias ao longo dos anos para não mergulhar. Entre elas: acabei de por protetor e não é à prova de água, estou naqueles dias difíceis, o nadador salvador foi almoçar, estou a fazer a digestão, acabei de fazer a depilação e a água salgada arde, não posso molhar o cabelo porque pus um produto para as pontas espigadas, fico na toalha a guardar os nossos pertences, tenho de ir fazer uma chamada telefónica... Enfim, coisas da vida. 

Ingredientes:
- 5 ovos separados
- 30g de manteiga amolecida
- 1/2 limão
- 150g de açúcar refinado
- 150g de farinha fina de trigo com fermento

Para a cobertura:
- 1 limão
- 100g de açúcar refinado
- 1 clara de ovo

Preparação:
Bater as gemas com a manteiga, o sumo de meio limão e o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Envolver a farinha peneirada com uma colher. Bater as claras em castelo e envolver cuidadosamente no preparado anterior. Verter para uma forma quadrada (usei de louça de 23cm) untada, forrada com papel vegetal e untado com manteiga também. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30 minutos. Deixar arrefecer. Para a cobertura e na falta de açúcar em pó, dissolver numa pequena caçarola o sumo de limão e o açúcar e levar ao lume até dissolver bem. Deixar arrefecer e reservar. À parte bater a clara em castelo e a meio misturar a calda do açúcar e limão. Verter para o bolo e decorar com raspas de limão. Uma delícia. Bjs a todos e bom Domingo!

19 comentários:

  1. tão bom esse bolo!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  2. Carla, já me ri com as desculpas para o banho... eu sou o oposto! Acho que arranjo desculpas para não sair da água! ;)
    Esse bolo ficou lindo, perfeito para um lanche de férias!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não pus as desculpas todas, davam um post inteiro. ehehehe Mas lá fiz o gosto a todos. Depois destes anos de tanta desculpa, a tia carla foi a banhos. beijocas

      Eliminar
  3. O que já me ri com o teu post de hoje :)
    Nunca me revi tanto numa descrição de férias ! Com excepção no que toca ás banhocas que isto dê lá por onde der , esteja a água quente como sopa ou fria que até bato o dente ,ao banho vou sempre!
    Também regressei hoje de 1 semana de férias ... Venho tão ou mais cansada do que fui :P mas agora tenho o resto do ano para me recompor !!! :D:D:D:D
    Beijinhos doces ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão contente Cristina por te fazer rir. Dá-me uma certa alegria. Agora não contes comigo para te fazer companhia para as banhocas, que este mês foi uma grande exceção. Já tenho um novo rol de desculpas fresquinhas aqui a florescer na minha cabeça. beijocas e bom regresso à rotina. Amanhã descansamos à grande.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. E muito simples de fazer... e comer claro está. bjs

      Eliminar
  5. Que lindo ficou, tão apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou voltar a repetir de certeza. beijinhos Luísa

      Eliminar
  6. Epá.... Estou tão cheia do lanche mas acho que ainda tenho um espacinho para uma fatia!! Parece delicioso!! Bom regresso, já eu vou agora de férias!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais de férias? Leva-me contigo! Eu prometo que porto-me bem e como a sopa toda. Boas férias! beijinhos

      Eliminar
  7. Hoje também termino as minhas 2 semanas de férias... deviam ser mais, não achas?
    Esse bolo de limão é um miminho perfeito para dar início à rotina. Adoro bolos de limão, acho que são óptimos para qualquer estação do ano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois acho! Em Agosto tenho mais, mas ainda falta tantoooo. beijocas e bom regresso ao trabalho.

      Eliminar
  8. Já tenho tido férias assim e sei bem como é...

    Quanto ao bolo, está com um aspecto fantástico!

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla,

    Ficou lindo o teu bolo e deve ser uma tentação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei tanto que praticamente o devorei sozinha ;). bjs Marta

      Eliminar
  10. Esse bolo ficou com uma cara linda, heim? Parece delicioso. Aqui no Brasil (mais especificamente em São Paulo), temos uma loja que vende uns bolos assim bonitões(a Osvaldo Bolos - http://www.locamob.com.br/osvaldo-bolos-1/details). Essa receita que você mostrou me lembrou um dos bolos de lá, haha. Parabéns, gostei muito! Fiquei com vontade de experimentar...

    ResponderEliminar