sexta-feira, 4 de julho de 2014

Gelado De Lemon Curd


Ontem e hoje  foram dias complicados. Às vezes temos de estar em sítios que odiamos e vemos coisas que os nossos olhos não estão habituados. Dei o meu melhor na promessa que fiz em acompanhar uma pessoa que me é muito especial numa ida às urgências para uma cirurgia. Passei horas à espera, mas estando lá, fui tendo notícias sempre em primeira mão e servi de meio de comunicação para os outros que esperavam também notícias, já para não falar que discretamente quebrei algumas regras para poder estar junto dela uns minutos fora dos horários estipulados. As pessoas importantes revezaram-se entre tomar conta da criançada, refeições, telefonemas e o apoio principal, que é estarmos unidos quando temos de estar unidos, quando alguém precisa de nós. O dia ainda não acabou e sinto-me cansada, mas sinto que dei o meu melhor e fico de coração tranquilo. Cuidem das vossas pessoas importantes, porque um dia elas podem já cá não estar, e nesse dia não há arrependimentos que valham para aquilo que não se fez. Hoje a receita é tão simples como a anterior, pois no meio de algumas receitas em lista de espera que já mostrei no facebook, esta foi a mais preguiçosa para escrever e assim ainda vir a tempo de vos desejar bom fim de semana. Esta receita rendeu a forma inglês da foto e outra de gelado normal que usei de um de compra.

Ingredientes:
- 400 ml de natas (bem geladas)
- 5 claras médias
- 100 g de açúcar (usei refinado)
- lemon curd* q.b.

Preparação:
Bater as natas que devem estar bem frias, com metade do açúcar, até ficarem volumosas (ajuda adicionar uns pingos de limão, tanto nas natas como nas claras).Bater as claras em espuma, acrescentar o restante açúcar e bater até ficar em castelo firme.  Envolver as claras cuidadosamente nas natas até estar tudo bem ligado. Adicionar cerca de 4 colheres de sopa de lemon curd ou a gosto e envolver bem. Colocar o preparado num tuperware, caixa, ou forma e adicionar algumas colheradas de lemon curd por cima sem mexer muito. Decorar com raspas de limão. Levar o gelado ao congelador de um dia para o outro, não sendo necessário bater entre a congelação. Se forem gulosos, sirvam o vosso gelado com chantilly, bolacha e pepitas decorativas. Bom fim de semana!

*Não é necessário a receita inteira, pelo que poderão reduzir a receita usando apenas 2 ovos e 2 limões pequenos, seguido de metade do açúcar e manteiga da receita e ainda sobra, dependendo como gostam do vosso gelado de sabor a limão.

5 comentários:

  1. Adoro as espirais de lemon curd, deve ser uma delícia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acabei de fazer e parece-me deicioso! agora é só esperar até amanhã :) obrigada pela receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte! Espero que te delicies tanto como eu. bjs

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada! Confesso que também já tenho saudades de fazer uns geladinhos ;)

      Eliminar