23 julho 2014

Salada De Pêra Abacate Com Tâmaras E Pesto De Coentros



Idealizar saladas é coisa fácil, desde que tentemos combinar os ingredientes, o molho, ou mais simples ainda, utilizarmos as nossas combinações preferidas. Eu tenho a minha preferida, mas com a mente aberta para provar outras. Abre-se o frigorífico, a dispensa e compõe-se a salada.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 pêra abacate madura
- 6 folhas de alface roxa
- 6 folhas de alface frisada
- 1 mão cheia de rúcula
- 6 tâmaras 
- 2 colheres de sopa de amêndoas palitadas
- 1 limão (reservar 2 gomos para servir)
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho 5 pimentas)
Pesto de coentros:
- 1 pequeno molho de coentros
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de  amêndoas palitadas
- azeite q.b.
- sal fino q.b.

Preparação:
Cortar o abacate ao meio no sentido horizontal, rodar, forçar uma das partes e abrir. Retirar o caroço fazendo um golpe com uma faca que este vem atrás. Cortar o abacate às fatias e temperar de sal, pimenta e sumo de limão para não oxidar. Retirar o caroço das tâmaras e cortar às tiras finas. Torrar as amêndoas numa frigideira quente e sem qualquer gordura. Lavar as folhas de alface, escorrer e cortar com as mãos grosseiramente, rejeitando os talos rijos. Para o pesto triturar todos os ingredientes no robot de cozinha e ir adicionando azeite conforme a textura desejada (para a salada fica melhor mais líquido). Empratar colocando as alfaces, a rúcula (que comprei já lavada), o abacate, as tâmaras, as amêndoas, dois gomos de limão para temperar a gosto e o pesto de coentros. Bom apetite!

2 comentários:

  1. fantástica!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que beleza de prato! Lindo, dá vontade comer com os olhos! :)

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...