terça-feira, 1 de julho de 2014

Gaspacho "Como Eu Gosto"


Regresso das primeiras férias. Umas férias estranhas com alguns contratempos que fui superando. O S. Pedro não ajudou, mas como sempre, troquei-lhe as voltas. Gaspacho, ora aqui está uma receita que já me fez chorar e vomitar também. Lembro-me em miúda, a minha mãe obrigar-me a comer e eu odiava. Ela fazia o gaspacho de outra maneira. Punha gelo, pedaços de pão num caldo à base de água, não triturava os legumes... Eu já descobri há algum tempo como gosto do gaspacho. Não me interessa se tem toque de gaspacho andaluz, alentejano ou algarvio. O que me importa mesmo, é que é assim que eu gosto.

Ingredientes:
- 3 tomates grandes sem pele, sementes e cortado aos cubinhos
- 1 cebola cortada grosseiramente
- 1 dente de alho
- 100ml de polpa de tomate
- 500ml de água bem gelada
- 1/2 pimento vermelho sem sementes e cortado aos cubinhos
- 1/2 pimento verde sem sementes e cortado aos cubinhos
- 1 pepino sem casca (podem deixar um pouco da casca), sementes e cortado aos cubinhos
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho tinto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta moída q.b.
- croutons q.b. (caseiros e temperados a gosto) 

Preparação:
Triturar 2 tomates junto com a cebola, o alho, metade do pepino, um pouco do pimento vermelho, a polpa de tomate e cerca de 500ml de água gelada (ou mais dependendo da consistente que desejarem). Acrescentar o açúcar, o vinagre, um fio de azeite, temperar de sal e pimenta a gosto. Servir bem fresco, e à vontade de cada um com o restante tomate, pimentos, pepino e os croutons. Boa semana a todas/os!

2 comentários:

  1. Nunca provei gaspacho, a não ser em restaurantes.
    Este parece uma maravilha, vou guardar para fazer quando chegar o verão.

    ResponderEliminar
  2. O ano passado vi a tua receita e depois tornou-se um favorito lá de casa! Até a cara metade, que torcia o nariz a gaspacho ("ai que não gosto nada disso... ah, porque é sopa fria...) gostava e comia!

    Obrigada!

    ResponderEliminar