terça-feira, 7 de outubro de 2014

Argolas Do Mar Fritas E Molho De Iogurte Grego


A verdade é que as coisas não estão fáceis para mim, e nestes dias decidi abrandar o ritmo para recuperar o meu equilíbrio. A saúde está a dar sinais que devo abrandar e eu estou a fazer-lhe a vontade. Há solução para tudo menos para a morte, como sempre ouvi a minha mãe dizer. Por isso, nada como fazer uma receita simples, que apesar de ser frita, usei um óleo mais saudável e dias não são dias. Sou uma pessoa simples e que dá valor às coisas boas e simples da vida, como um abraço apertado ou um miminho de uma das minhas companheiras dos workshops, que me presenteou com este prato para as minhas receitas, e me confessou que é leitora assídua d' O Meu Tempero, o que me lisonjeou muito. Obrigada Paula!

Ingredientes:
- 400g de argolas do mar (usei Pescanova)
- óleo de amendoim ou girassol para fritar q.b.

Para o polme:
- 150g de farinha de trigo sem fermento (usei Tipo 65)
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- 1 colher de sobremesa de salsa seca
- 1 colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)
- 200ml de água tépida
- 1 gema (usei tamanho L)

Para o molho de iogurte:
- 1 a 2 iogurtes gregos naturais
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- salsa seca q.b.
- um fio de azeite

Preparação:
Descongelar as argolas naturalmente e deixar a escorrer se necessário. Numa taça grande, peneirar a farinha e misturar com o sal, a pimenta, a salsa e o açafrão. Adicionar a gema e a água aos poucos e mexer com a ajuda de uma vara de arames. Colocar o óleo a aquecer e quando estiver bem quente, fritar as argolas (colocar poucas de cada vez)  já mergulhadas no polme, até ficarem douradas e estaladiças. Para o molho de iogurte basta misturar bem todos os ingredientes. Servir de imediato, acompanhadas do molho e de gomos de limão, de arroz basmati e uma salada verde variada. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Excelente aspecto e com esse molho ficaram melhores ainda
    Seria um bom almoço
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Estão muito bonitas. Gosto muito mas nunca tive coragem para fazer...
    Eu e os fritos...

    Beijinhos e boa continuação.
    Apesar de não fazer muitos comentários, sempre que preciso de uma receita venho 1º ver se tens.
    O teu site é uma verdadeira inspiração.
    Beijo grande
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada amiga. temos de retomar os nossos convívios. beijocas

      Eliminar
  3. Olá!

    É verdade, o teu cantinho é uma inspiração e tantas vezes fico com vontade de experimentar as receitas fantásticas que deixas aqui!

    Esta é uma delas! Obrigada pela partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que lindas estão estas argolar e com o molho devem ficar uma delicia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu piolho gosta muito e os crescidos também. E não faz mal nenhum um vez por outra fazer fritos. Desde que não exageremos. bjs

      Eliminar
  5. Que é isso "da idade"? Tens de abrandar?! Mas que raio! Não te vais amedrontar com isso, pois não? Estou à espreita e vigiar. Se precisares, já sabes onde estou.
    E dias não são dias, um frito de vez em quando não faz mal nenhum.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não Susana! Vou pegar o touro pelos chifres e vai tudo à frente. E com os miminhos que tenho recebido por aqui fico boa num instante. Beijocas com saudades.

      Eliminar
  6. Foi daqueles pratos que soube bem passar na cozinha várias vezes, e roubar rodela a rodela antes de ir para a mesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Proibido comer antes de fotografar! Nunca cumpres as regras pá!

      Eliminar