terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pão Doce Com Sementes, Tâmaras E Avelãs


Eu tinha um sonho. Um sonho que demorou 4 anos a estruturar-se na minha cabeça. Um sonho em que incluí outra pessoa, para que juntas fizéssemos um trabalho inesquecível e memorável. Um sonho que começou a materializar-se assim que pensei nele mais a fundo e tomei medidas para tal, e na hora que estava prestes a dedicar-me a 100%, levei um valente chuto no rabo. E mais uma vez descobri por mim própria, que não devemos incluir ninguém nos nossos sonhos. Devemos estar sempre por nossa conta e assim limitar os nossos objetivos a par das nossas próprias limitações para os concretizarmos.
Hoje estou de luto. Hoje chorarei um rio por este sonho demorado e inacabado. Hoje enterrarei um passado de 4 anos a trabalhar para esse sonho. Hoje vesti-me de uma cor improvável e com brincos a condizer. Hoje mudei de óculos, para uns que estavam  guardados no fundo da gaveta e que nunca uso. Hoje mudei de mala, para aquela velhinha oferecida por uma pessoa especial. Hoje carreguei a maquilhagem, para que ninguém descobrisse por fora, a dor que trago por dentro. Hoje o meu silêncio grita tão alto, que não ouço mais nada nem ninguém. Hoje chorarei escondida, embrulhada nesta deceção que trago no peito. Hoje enterro finalmente este sonho de uma vez por todas. Este sonho que pateticamente incluí outro alguém. Mesmo assim, esse alguém não ouviu da minha boca, o tamanho da minha desilusão. Hoje olhei-me ao espelho e já não vejo o rosto de menina ingénua que tanto me caracterizava.  Hoje não apanharei os cacos deste meu coração estilhaçado. Hoje tomei a decisão definitiva que não volto a acreditar. Acabou. Amanhã sacudirei o pó das minhas mãos e voltarei a sonhar com este objetivo e desta vez não incluirei ninguém.

Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de farinha integral
- 50g de tâmaras sem caroço
- 50g de avelãs
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça castanha
- 2 colheres de sopa de sementes de papoila
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 colher de chá rasa de sal fino
- 5g de fermento padeiro seco
- 2 colheres de sopa de mel
- 350ml de leite morno
- azeite para untar

Preparação:
Colocar os ingredientes secos, à exceção do fermento, numa taça grande e misturar bem. Verter esta mistura na bancada da cozinha e abrir um buraco no meio. Colocar o fermento, de seguida o mel e o leite aos poucos. Misturar de dentro para fora, para o leite não sair. Amassar com as mãos cerca de dez minutos até a massa começar a ficar um pouco elástica e formar uma bola. Deixar levedar numa taça untada com azeite, tapada com um pano ou película aderente. Deixar num local quente cerca de duas horas ou até dobrar de volume. Colocar papel vegetal numa forma "tipo" inglês e verter a massa, sem mexer muito nela, dentro da forma. Pincelar com água por cima e polvilhar com algumas sementes. Deixar descansar a massa mais meia hora. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos. Colocar uma taça pequena com água no tabuleiro do forno para ajudar a criar vapor e o pão ficar com uma crosta mais estaladiça. Desenformar de imediato e deixar arrefecer antes de fatiar.




4 comentários:

  1. hummm que aspecto tão guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Minha linda, não desistas, usando o "futebolês", levanta a cabeça e vai em frente!!!! Ás vezes vale mais sozinha que muito mal acompanhada, de certeza que vais ser mais feliz e concretizando esse sonho sozinha!! Não te atrevas a desistir!!!!!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não! Agora vou apanhar o sonho de novo na curva e vou chutar para a frente! Beijocas grandes grandes.

      Eliminar