Esta será a única receita desta semana, pois apesar de achar que chego a todo o lado, como qualquer mulher, daquelas de fibra e com "M" grande, tive que dedicar-me a outros projetos que também irão fazer-me muito feliz. Ontem a Milaneza parece que adivinhou e quando cheguei ao escritório tinha este mimo à minha espera. Como sou uma pessoa que dá muita importância aos pormenores, achei a apresentação muito ternurenta, cuidada e com a mensagem que devemos nos alimentar bem, consumir produtos frescos e naturais. Ao jantar e indecisa com o que preparar, pensei logo usar o esparguete sem gluten, feito a partir de farinha de milho. Apesar de lá por casa ninguém ser intolerante ao gluten, gosto de ir variando nas farinhas nos pães, bolos, salgados e bolachas que faço, para assim equilibrar a dieta. Gostei bastante da textura que este esparguete conferiu ao molho, dando a cremosidade que eu estava à espera.
- 350g de esparguete sem gluten Milaneza
- 600g de camarão congelado tamanho 20/30 (cerca de 16 unidades)
- 125g de miolo de mexilhão congelado
- 125g de miolo de ameijoa congelada
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 100ml de vinho branco
- 1 colher de café de paprika
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1,5 l de água da cozedura do camarão
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
Preparação:
Cozer os camarões (mesmo congelados) em água a ferver e temperada de sal. Descascar e reservar as cascas, cabeças e a água da cozedura. Triturar no copo liquidificador, as cascas e cabeças do camarão com cerca de 1,5 l da água da cozedura. Coar e reservar.
Num tacho grande com um fio de azeite, levar a cebola, o alho e a folha de louro a refogar. Acrescentar a polpa de tomate e deixar apurar 1 minuto, para de seguida refrescar com o vinho branco e deixar até este evaporar. Adicionar o caldo que se reservou e a paprika. Deixar levantar fervura e acrescentar o esparguete. A meio da cozedura, adicionar o miolo de mexilhão e ameijoa entretanto já descongelados. Colocar a tampa para ir criando vapor e não deixar a massa secar. Depois de cozida, desligar o lume, adicionar os camarões, os coentros e envolver bem. Servir de imediato. Bom fim de semana.
Eu que adoro massas achei a tua receita uma delicia
ResponderEliminarGostei dos ingredientes e tem um molhinho tão bom!!!
bom fim de semana
bj
Lá por casa gostámos todos desta nova experiência. bjs
EliminarQue bom :) adoro mesmo massa com marisco, não sabia que a milaneza já tinha massa sem glúten! muito bem!!
ResponderEliminarbom fim de semana!
São novas, e já se começam a ver nos hipermercados. Vale a pena. Bjs
EliminarQue miminho tão bom. :-)
ResponderEliminarDesconhecia essa massa da milaneza. Ficou com óptimo aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Também eu! Fiquei fã. É diferente do que estamos habituados nas massas, mas acho que vale a pena experimentar e variar umas vezes por outras, mesmo para quem não é intolerante ao gluten. beijinhos.
EliminarDeve ser óptimo :) e para mim q não devo abusar na ingestão de gluten é maravilhoso e devo dizer que é dificil encontrar esta massa da Milaneza sem gluten à venda.. :S e é uma pena!
ResponderEliminarBeijinhos,
Cátia.
aculpaedadieta.blogspot.pt
As massas são recentes, mas a pouco e pouco começam a aparecer no mercado. Procura nas grande superfícies, que vale a pena. Beijocas
Eliminar