20 julho 2015

Bacalhau cru desfiado com alhos, coentros e azeitonas

Lá por casa às vezes reclamam que eu não repito as receitas e que há muitas no blogue que nunca mais fiz. Eu acharei sempre que eles estão errados e têm falta de memória também. Esquecem que o dia só tem 24 horas e o mês 30 dias, e mesmo que eu viva até aos 100 anos, nunca poderei fazer todas as receitas do mundo. Sou, ou aliás, considero-me uma pessoa bastante equilibrada, e sei que repito muitas vezes as receitas e faço outras tantas novas, pois só assim posso praticar e melhorar, caso disso, é esta que hoje partilho, mais uma forma simples de temperar este petisco que continuo a considerar muito agradável.


Ingredientes para 2/3 pessoas:
- 1 posta grande de bacalhau ou 2 mais pequenas (usei congelada)
- 2 dentes de alho grandes laminados
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- sumo de limão q.b.
- vinagre de vinho branco q.b.
- azeite q.b.
- 1 colher de sobremesa de coentros frescos picados
- azeitonas pretas q.b.

Preparação:
Descongelar o bacalhau naturalmente e escorrer bem em papel absorvente. Retirar a pele, as espinhas e desfiar. Colocar na travessa de servir. Adicionar os alhos, temperar de sal se necessário, pimenta, sumo de limão e vinagre a gosto e um bom fio de azeite. Polvilhar com coentros frescos e servir com as azeitonas e fatias de  pão caseiro. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu cresci com este petisco. E a malta cá de casa agora também gosta.

      Eliminar
  2. Gosto muito de pratos de bacalhau! É o peixe que mais gostamos, bem versátil e saboroso! Gosto de repetir receitas, quando são mesmo muito boas! Mas também gosto daquelas semanas em que todos os dias é uma comida nova e diferente como foi o caso desta última semana! Há que variar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu. E aposto também que tens alturas que não tens inspiração e outras que te apetece cozinhar este mundo e o outro, e um dia só com 2 refeições não te chegam para extravasares a criatividade. Adivinhei? Beijocas

      Eliminar
  3. Gosto tanto do bacalhau. Ficou com óptimo aspecto a tua salada de bacalhau.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/legumes-bras-com-arroz-integral.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara. E sem usar fogão é uma maravilha ;). beijinhos

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...