sexta-feira, 3 de julho de 2015

Gaspacho alentejano

Eu prefiro gaspacho assim, já ele gosta mesmo é do alentejano. Depois de quase um mês a pedinchar-me, ontem foi dia de lhe fazer a vontade. Bem fresquinho, bem temperado, bem económico e bem fácil de fazer, com a maioria dos ingredientes que temos sempre em casa. Tenho impressão que lhe vou fazer mais vezes este verão. Agora um reparo, sabem que desde que tiro a casca ao pepino, tenho menos problemas com a digestão e não só? Toda a vida deixei um pouco da casca, porque toda a gente dizia que se devia fazer assim, mas eu cá acho que temos de pensar pela nossa própria cabeça, experimentar o "outro lado" e descobrir o que realmente nos faz melhor.


Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 2 dentes de alho grandes
- 1 colher de chá de sal grosso
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 3 tomates (usei rama) sem sementes e cortados em cubos
- 1 pepino sem casca e sementes e cortados em cubos
- 1/2 pimento verde cortado em cubos
- 1/2 pimento vermelho cortado em cubos
- 1 cebola picada
- orégãos secos q.b.
- água fresca q.b.
- 2 fatias grandes de pão alentejano de véspera cortado aos cubos

Preparação:
No almofariz esmagar o alho e o sal até ficar bem desfeito. Juntar o azeite, o vinagre e misturar bem. Colocar esta pasta numa taça grande. Adicionar o tomate, o pepino, os pimentos e a cebola. Mexer bem, adicionar água fresca, polvilhar com os orégãos e retificar o tempero se necessário. Levar ao frigorífico para ficar bem fresco. Na hora de servir juntar o pão alentejano. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Minha amiga,
    estou quase a ir de férias e vou levar a tua receita para o meu "mais que tudo", é perfeita e ele gosta imenso, eu sinceramente nem por isso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva à vontade, mas volta para vires buscar mais receitas :). Boas férias e aproveita bem! beijinhos

      Eliminar
  2. Eu também acho que não sou fã, mas confesso que fiquei a achar que bem fresquinha é capaz de ser muito boa!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aprendi a gostar. Primeiro comecei com o gaspacho mais ao género Andaluz com tudo moído e depois segui para este. Embora não seja o meu preferido também é bom. bjs

      Eliminar
  3. Estava uma delicia ! Finalmente. Ogd. bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi gaspacho.
    Gostei do aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/picnic-caracois-de-alheira-ou-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em miúda não achava piada nenhuma, mas crescemos e o nosso gosto apura-se e educa-se. E não usar o fogão, nem a varinha, parece-me genial ;) Beijocas

      Eliminar
  5. Mesmo às pressas não podia deixar de vir aqui ver esta receita bem fresquinha! Depois de um dia longo, muito longo mas produtivo, é mesmo o que apetecia! Disse bem, apetecia! Apetecia porque ainda não jantei! Mas a estas lindas horas vou ficar-me por uma peça de fruta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que correria... Eu digo o mesmo. Este fim de semana por aqui foi de limpezas, para contrastar com o outro que foi só passear. beijocas

      Eliminar