06 julho 2015

Bacalhau cru desfiado com molho de 3 pimentos

Este fim de semana foi mais caseiro, a contrastar com o anterior que não parei em casa. Tratei da casa, das limpezas, vimos filmes no sofá com direito a pipocas, lanchámos num dia e no outro almoçámos fora depois da natação, brincámos e preguiçámos muito e eu ainda tive direito a uma soneca ontem. Eu na companhia do "piolho encardido", enquanto o "mais-que-tudo" esteve no curso o fim de semana inteiro. Mas não seja por isso, mesmo que só os dois temos direito a tudo. Pensando bem, até foi um fim de semana simpático. Hoje confesso que estou cansada, pois que este "piolho" tem muita energia e quando não há pai em casa, não podemos trocar de turno :). Para compor o almoço de sábado decidi dar a conhecer ao "piolho" este prato de bacalhau crú, que tantas vezes comi na minha infância, embora sem os pimentos. Estava na dúvida se ele ia gostar, mas como sempre, este puto "bem treinado" adorou, e cheira-me que vai ser um "bom vivant", a julgar pelo vejo. Uma entrada, um petisco a juntar a outros para compor a mesa, ou simplesmente matar das saudades de casa, e o melhor é que não é preciso usar o fogão.

Ingredientes para 2/3 pessoas:
- 1 posta grande de bacalhau (usei congelada)
- 1/4 de pimento verde cortado aos cubos pequenos
- 1/4 de pimento vermelho cortado aos cubos pequenos
- 1/4 de pimento amarelo cortado aos cubos pequenos
- sal fino q.b.
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
- 1 colher de sobremesa de coentros frescos picados

Preparação:
Descongelar o bacalhau naturalmente e escorrer bem em papel absorvente. Retirar a pele, as espinhas e desfiar. Colocar na travessa de servir. Numa taça à parte, misturar os 3 pimentos, temperar de sal, adicionar um bom fio de azeite e sumo de limão a gosto. Mexer bem e verter por cima do bacalhau. Polvilhar com coentros frescos e servir acompanhado de fatias de pão caseiro. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Nunca comi bacalhau cru! Mas gosto tanto de bacalhau que tenho a certeza que ia gostar! E os pimentos aí devem ficar perfeitos! Depois de um fim de semana super intenso, hoje também tenho o mais velho em casa comigo! Está de ressaca de tanta folia e animação! Mas já tinha saudades de o ter só para mim! Hoje fez tudo o que o faz feliz e ainda me "obrigou" a tocar piano só para ele! Hoje a minha cozinha está de folga, há que aproveitar o que sobrou da festa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha, ainda bem que correu tudo bem e ao som do piano, deve ter um sabor ainda melhor. Por momentos reli o teu comentário e quase te ouvi a tocar piano, embora não faça a mínima ideia do que tocaste para ele. Mas se ele gosta de te ouvir tenho a certeza que é bom. Agora é descansar, folga ao fogão e comer as coisas boas que sobram nas festas e que no dia seguinte ainda sabem melhor. beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  2. Adoro bacalhau crú, assim em salada. Nunca fiz com molho de três pimentos. Parece-me bem.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/pao-de-santo-antonio.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a experimentar, eu acho que vais gostar. bjs

      Eliminar
  3. que salada bonita, cheia de cor , chama se mesmo uma saladinha á verão e bem portuguesa, gostei da sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Carlinha, hoje fiquei nostálgica ao ver a tua receitinha, primeiro porque o bacalhau cru me fez recordar o meu pai que tanto gostava, e depois o pratinho lindo, que me fez saudades dos nossos encontros.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Paula nem me fales dos nossos encontros. Temos de estar atentas a ver se nos encontramos outra vez. O teu pratinho azul tem feito um figurão aqui no meu blogue ;). beijocas

      Eliminar
  5. Que belo petisco. Foi um fim-de-semana bom! De folga do marido mas com o piolho! :)
    Tenho que experimentar, eu que adoro pimentos. Obrigado pela partilha. Beijinhos para ti e para o futuro bom vivant. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a tua visita Sara. E este bom vivant ainda me vai pôr muitos cabelos brancos... mas estou cá para isso ;). beijinho

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...