08 janeiro 2016

Roupa velha de bacalhau

Depois das festas e da fartura, há que dar uso a todas as sobras sem desperdiçar nada. Tenho demasiado respeito pela comida que encontro sempre formas de dar um brilhozinho aos restos enfadonhos que se vão acumulando durante estes dias no frigorífico. Roupa velha que se arranja e se compõe numa refeição bem aconchegante. Porque janeiro é para poupar.

Ingredientes para 3 pessoas:
- azeite q.b.
- 1 folhas de louro
- 4 dentes de alho grandes laminados
- sobras de batata cozida cortada grosseiramente (cerca de 1 chávena grande almoçadeira bem cheia)
- sobras de bacalhau cozido livre de peles, espinhas e às lascas (cerda de 2 postas médias)
- sobras de couve portuguesa cortada às tiras (cerca de 1/2 chávena grande almoçadeira)
- 2 ovos cozidos cortados aos quartos
- 1 lata pequena de grão cozido lavado e escorrido
- sal fino q.b.
- pimenta branca moída q.b.

Preparação:
Levar uma frigideira grande ao lume com um bom fio de azeite, a folha de louro e os alhos a fritar ligeiramente. Juntar as batatas e o bacalhau e deixar saltear uns minutos para que tomem o gosto do azeite e dos alhos. Adicionar a couve e o grão, retificar o sal e temperar de pimenta. Decorar com os ovos e servir quente. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Esse prato sai cá em casa todo o ano um montão de vezes! Quando faço bacalhau, seja de que forma for, sobra sempre e acabo por transformá-lo nessa salada que muito nos agrada. Ainda por cima é uma forma de render o peixe e quem não sabe não diz que é sobras! Desperdiçar comida?! Nunca! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois é, e estou mesmo a ver que também fazes umas batotas como eu... Assim em jeito de fazer a mais para sobrar e no dia seguinte com a desculpa de aproveitar ficamos com folga na cozinha ;). Mas não contes a ninguém :) beijoca

      Eliminar
  2. Um clássico que eu adoro. Também gosto, sempre que posso, rentabilizar os restos de comido. Detesto desperdiçar, mas por vezes acontece.
    Bom fim-de-semana!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser, que isto de gerir o orçamento "culinário" mensal não é nada fácil, por isso intercalando com pratos mais elaborados saí sempre uns restinhos bem bons. bjs e bom fim de semana! Sem desperdícios!

      Eliminar
  3. Este ano não comi roupa velha mas agora fiquei com vontade, bom fim de semana ...
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal Carla, para a próxima faz a mais como eu e assim tens roupa velha para o dia seguinte e folga na cozinha claro! bjs

      Eliminar
  4. Há tanto tempo que não fazes bacalhau, que vergonha.
    o mais que tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu deus, agora ficas de castigo e não comes mais bacalhau antes de março.

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...