terça-feira, 5 de julho de 2016

Queques de cenoura e amêndoa (sem batedeira)

Depois de um fim-de-semana cansativo mas muito produtivo, é tempo de partilhar uma receita. Uma guloseima rápida a pensar nas duas cenouras e nos dois ovos que restavam depois da tarefa árdua de aproveitar tudo para esvaziar o frigorífico e congelador. A juntar à festa as amêndoas no fundo do pacote e o óleo de coco a acabar. Junta-se tudo e saem  uns queques saborosos do forno e com uma textura bem húmida como alguém cá em casa gosta. Melhor ainda é nem precisarmos usar batedeira nem untar formas, pois estas formas de papel frisado são perfeitas. Melhor é impossível. Boa semana!

Ingredientes para 8 unidades:
- 2 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 70g de açúcar amarelo
- 50ml de óleo puro de coco
- 50g de amêndoas raladas + amêndoas laminadas q.b.
- 150g de cenouras raladas ou trituradas no robot de cozinha (cerca de 2 cenouras médias)
- 100g de farinha de trigo tipo 55
- 1 colher de café cheia de fermento químico

Preparação:
Numa taça misturar bem com a vara de arames, os ovos, o açúcar e o óleo de coco, não sendo necessário bater. Adicionar as amêndoas raladas, a cenoura e voltar a misturar. Peneirar a farinha com o fermento e juntar à taça, envolvendo com a colher de pau sem bater. Numa forma de queques colocar as forminhas de papel e dividir o preparado por oito unidades. Por cima algumas amêndoas laminadas. Levar ao forno pré-aquecido a160º, aproximadamente 25 minutos. Fazer o teste do palito, se sair limpo estão cozidos. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Manda-me um para eu lanchar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos e de certeza que a combinação cenoura e amêndoa é maravilhosa...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ficaram muito simpáticos :) beijinhos

      Eliminar
  3. Uns queques que me iriam deixar muito feliz :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serve-te de um, mas só um ;). beijinhos e boas receitas.

      Eliminar
  4. gostei da parte em que escreves "sem batedeira!" e vim logo dar uma vista de olhos à receita! estes queques parecem-me mesmo bem para quando nos apetece um doce que pese menos na consciência (e na balança) e não apetece sujar muita loiça também! lol! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito quando não tenho de usar muitos apetrechos e rapidamente faço uns bolinhos. Um beijinho e bons cozinhados!

      Eliminar
  5. gostei da parte em que escreves "sem batedeira!" e vim logo dar uma vista de olhos à receita! estes queques parecem-me mesmo bem para quando nos apetece um doce que pese menos na consciência (e na balança) e não apetece sujar muita loiça também! lol! beijinho

    ResponderEliminar