quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Arroz de frango com bacon e espinafres

No dia que fiz este arroz, fiz também uma travessa de bacalhau intercalado com rodelas de batata cozida e espinafres, para que no dia seguinte pudesse levar ao forno. Tenho preparado assim as minhas refeições para gerir melhor o meu tempo, embora eu ache que não precise nada disto, pois em pouco tempo consigo preparar o jantar sem sequer ter planeado nada. Mas assim, enquanto o arroz ficou no forno fui fazendo outras tarefas, e no dia do bacalhau fui arranjar as unhas enquanto os meus amores ficaram à espera a tomar conta do forno. Se deu jeito? Deu sim senhora! Um arroz saboroso e já com um legume incluído para me livrar da salada...

Ingredientes:
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro 
- 1 dente de alho picado
- 75g de bacon aos cubos
- 50ml de molho inglês
- 1 chávena de arroz carolino
- 2,5 chávenas de água da cozedura do frango
- 1/2 frango cozido e desfiado
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei mistura de várias pimentas) - 1 mão cheia de folhas de espinafres baby

Preparação:
Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, a cebola e o louro. Deixar refogar até a cebola ficar escura. Quase a parecer que está a ficar queimada. 
Acrescentar o alho, o bacon, o molho inglês e deixar a fritar uns minutos.
De seguida juntar o arroz, mexer e deixar a fritar um pouco também. Adicionar o caldo do frango, tapar o tacho e deixar a fervilhar até o arroz estar cozido mas ainda firme. 
Juntar o frango, temperar de sal e pimenta a gosto. 
Desligar o lume e adicionar os espinafres misturando bem.
Servir de imediato, ou verter para uma travessa de ir ao forno e levar mais tarde a aquecer e corar. Bom apetite!

Nota: Cozer 1 frango com 1 cebola, 1 dente de alho e 1 cenoura, tudo inteiro e sem casca, 1 folha de louro, 1 rodela grossa de alho francês com um pouco da parte verde e sal. Retirar o frango e coar o caldo. Usar a outra metade do frango e o caldo restante para outra receita).

4 comentários:

  1. Adoro arroz apesar que hoje em dia não consiga comer lá muito bem.
    Belíssima sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arroz e mais uns pózinhos temos uma refeição pronta em tão pouco tempo ;). bjs e bons cozinhados

      Eliminar
  2. Que lindo!!! :D
    Na verdade é bom fazermos essa gestão de tempo. Visto que também é bom termos um tempito para nós!! :D
    Se nos sentirmos bem consigamos dar mais ao outro. Adorei o arroz e ia adorar o bacalhau. Beijinho.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser Sara, há todo um mundo fora da cozinha, embora nos sintamos todas bem lá :). Já vi o teu bolinho de laranja... Tão bom. Guarda uma fatia para mim :). bjs

      Eliminar