08 maio 2017

Bolo de erva doce e canela (com azeite e açúcar de coco)

Um bolinho com um toque mais saudável sabe sempre bem, além de ser tão fácil fazer. Não usei a batedeira, nem untei a forma, duas das coisas que são sempre chatas nestas coisas da pastelaria. Um bolo que se come e se cheira ao mesmo tempo. Eu acho que ficou aprovado. Boa semana a todos!

 Não se esqueçam de participar no:
É tão fácil e além disso habitam-se a ganhar um cabaz de queijos!

Ingredientes:
- 100g de açúcar de coco
- 4 ovos tamanho M à temperatura ambiente
- 50ml de azeite (de sabor neutro)
- 3 colheres de sopa de mel
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 200g de farinha de trigo (usei T55)
- 1 colher de chá de fermento químico
- açúcar mascavado para polvilhar q.b.

Preparação:
Numa taça misturar o açúcar, os ovos, o azeite, o mel, a erva doce e a canela, com a vara de arames até ficar tudo bem ligado.

Misturar a farinha e o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.

Forrar uma forma "tipo inglês" com papel vegetal. Verter a massa, alisar a superfície com a espátula e polvilhar com um pouco de açúcar mascavado (para que ao cozer fique com uma crosta crocante).

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos, fazendo o teste do palito. Deixar arrefecer um pouco e desenformar numa rede para arrefecer por completo. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Ficou com um aspeto mesmo bom! Acho que vou fazer no próximo fim de semana mas com açúcar demerara porque aqui não encontro açúcar de coco. Tinha perdido o hábito de fazer bolos ao fim de semana e agora voltei a ganhar o hábito! Espero que não seja a minha desgraça! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales. Ando tão gulosa que depois tenho de fazer uns bolinhos menos calóricos. Super simples mas aromático. beijocas

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...