30 maio 2017

Pá de porco (com osso) com castanhas, tomate seco, cenouras e chalotas

Um assado é sempre um assado. Seja inverno, verão, ou um clima meio tropical como parece que temos agora. Com pouco mais de 5 euros levei para casa pá de porco com osso em promoção e fiz muitas refeições com ela. Quando acaba de fazer leva-se à mesa com puré de batata, arroz, ou salada, depois congela-se umas fatias para um dia de preguiça, outras tantas vão para dentro do pão regadas com o molho e segue-se para o piquenique a correr assim que o sol começa a espreitar. A vida é para aproveitar não é verdade?

Ingredientes:
- pá de porco com osso (aproximadamente 2,400 kg)
- 6 dentes de alho grosseiramente picados
- 1 colher de sopa de paprika
- 1 colher de sopa de sal grosso
- piripiri moído q.b.
- 4 colheres de sopa de azeite
- 200ml de vinho branco
- 2 cenouras grandes com a casca cortadas às rodelas grossas
- 8 chalotas inteiras
- 8 tomates secos
- 3 folhas de louro
- 400g de castanhas congeladas (e previamente descongeladas)

Preparação:
Colocar no almofariz o alho, a paprika, o sal e o piripiri e esmagar até ficar uma pasta. Acrescentar o azeite e misturar bem. Com esta pasta massajar toda a carne.

Colocar a peça de carne na travessa de ir ao forno e regar com o vinho. À volta da carne colocar as cenouras, as chalotas, o tomate seco e as folhas de louro. 

Cortar um pedaço de papel vegetal, amachucar, passar por água e espremer. Aconchegar o papel vegetal à volta da carne e legumes e por cima cobrir com papel prata, fechando bem para que não saia vapor.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 3 horas. Retirar os papéis cuidadosamente e adicionar as castanhas deixando assar por mais 30 minutos, regando com o molho várias vezes.

Servir fatiado e acompanhar com purés variados, saladas, batatas, etc. 

Para um tornar o molho mais aveludado, basta coar o molho para um tachinho e levar ao lume a reduzir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...